Conceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3592 |
Resumo: | Historicamente, percebemos que a Matemática não escolar é vista como uma parte pouco explorada da Matemática, e por consequência, ela não é trabalhada dentro da sala de aula. Além disso, quando se abordam questões cotidianas por meio de soluções problemas, as mesmas são passadas de forma superficial, deixando de lado a importância de trabalhar esses elementos e assim não dando significado para eles. Dessa maneira, salientamos a importância de se discutir sobre a matemática dos feirantes que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos, defendendo a necessidade de valorizar as suas atividades realizadas no dia a dia. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa para analisar quais conceitos matemáticos foram adquiridos por pessoas não (plenamente) escolarizadas da Feira Livre de Entre Rios – Ba. A partir desses conhecimentos, estabelecemos uma relação entre conhecimentos matemáticos não escolares com a Matemática Escolar. Para isso, tivemos como sujeitos de pesquisa feirantes, que atuam na Feira Livre de Entre Rios – BA, que nunca frequentaram ou que já frequentaram uma escola irregularmente. Assim, realizamos em um primeiro momento uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico dos/as feirantes, bem como as suas concepções pertinentes à matemática não escolar; em um segundo momento observou a relação entre feirantes e clientes no intuito de perceber conceitos matemáticos implícitos nos diálogos, que provavelmente foram aprendidos na escola. Finalizamos essa pesquisa com a análise dos dados coletados em campo, de modo que os conhecimentos matemáticos implícitos nas operações realizadas pelos feirantes foram compreendidos com base na matemática formal. E por fim, como apoio teórico, utilizamos autores como: D’ Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), dentre outros. Portanto, através desta pesquisa pudemos perceber a presença, ou não, de conceitos ou conhecimentos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizados, da Feira Livre de Entre Rios – BA, de modo que foram valorizadas as diversas formas de conhecimentos matemáticos não formais presentes no cotidiano dessas pessoas. |
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Conceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BAMathematical Concepts in Individuals Not (Fully) Educated from the Open Market of Entre Rios – BAConceitos MatemáticosFeira LivreNão (Plenamente) EscolarizadosMatemática EscolarEJA.Historicamente, percebemos que a Matemática não escolar é vista como uma parte pouco explorada da Matemática, e por consequência, ela não é trabalhada dentro da sala de aula. Além disso, quando se abordam questões cotidianas por meio de soluções problemas, as mesmas são passadas de forma superficial, deixando de lado a importância de trabalhar esses elementos e assim não dando significado para eles. Dessa maneira, salientamos a importância de se discutir sobre a matemática dos feirantes que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos, defendendo a necessidade de valorizar as suas atividades realizadas no dia a dia. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa para analisar quais conceitos matemáticos foram adquiridos por pessoas não (plenamente) escolarizadas da Feira Livre de Entre Rios – Ba. A partir desses conhecimentos, estabelecemos uma relação entre conhecimentos matemáticos não escolares com a Matemática Escolar. Para isso, tivemos como sujeitos de pesquisa feirantes, que atuam na Feira Livre de Entre Rios – BA, que nunca frequentaram ou que já frequentaram uma escola irregularmente. Assim, realizamos em um primeiro momento uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico dos/as feirantes, bem como as suas concepções pertinentes à matemática não escolar; em um segundo momento observou a relação entre feirantes e clientes no intuito de perceber conceitos matemáticos implícitos nos diálogos, que provavelmente foram aprendidos na escola. Finalizamos essa pesquisa com a análise dos dados coletados em campo, de modo que os conhecimentos matemáticos implícitos nas operações realizadas pelos feirantes foram compreendidos com base na matemática formal. E por fim, como apoio teórico, utilizamos autores como: D’ Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), dentre outros. Portanto, através desta pesquisa pudemos perceber a presença, ou não, de conceitos ou conhecimentos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizados, da Feira Livre de Entre Rios – BA, de modo que foram valorizadas as diversas formas de conhecimentos matemáticos não formais presentes no cotidiano dessas pessoas.Historically, we realize that non-school Mathematics is seen as a little explored part of Mathematics, and consequently, it is not worked within the classroom. In addition, when everyday issues are addressed through problem solutions, they are passed on in a superficial way, leaving aside the importance of working on these elements and thus not giving meaning to them. In this way, we emphasize the importance of discussing the mathematics of the marketers who did not have the opportunity to finish their studies, defending the need to value their activities carried out on a daily basis. To achieve this objective, we carried out a qualitative research to analyze which mathematical concepts were acquired by people not (fully) educated at the Feira Livre de Entre Rios - Ba. Based on this knowledge, we established a relationship between non-school mathematical knowledge and School Mathematics. For this, we had as research subjects marketers, who work at the Feira Livre de Entre Rios - BA, who have never attended or who have attended a school irregularly. Thus, at first, we carried out an interview to know the socioeconomic profile of the marketers, as well as their conceptions relevant to non-school mathematics; in a second moment, he observed the relationship between market vendors and customers in order to perceive mathematical concepts implicit in the dialogues, which were probably learned at school. We ended this research with the analysis of data collected in the field, so that the mathematical knowledge implicit in the operations carried out by the vendors was understood based on formal mathematics. Finally, as theoretical support, we use authors such as: D' Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), among others. Therefore, through this research we were able to perceive the presence, or not, of concepts or mathematical knowledge in people, not (fully) educated, from the Feira Livre de Entre Rios - BA, so that the various forms of non-formal mathematical knowledge present were valued. in the daily lives of these people.Bispo, Jaíra de Souza GomesSantos, Viviane Mendonça dosSantana, Erivelton Nonato deMenezes, Natália Freire de2022-10-11T12:29:38Z2022-10-11T12:29:38Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMENEZES, Natália Freire de. Conceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BA. Orientadora: Jaíra de Souza Gomes Bispo. 2022. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:12Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3592Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:12Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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