História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5343 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata. |
id |
UNEB-8_d1f6ae0a6720cd71303a8f445e37e293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5343 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de TijuaçuBlack women's history: resistance, culture and their importance in building the community of TijuaçuHistória de mulheresCultura de resistênciaTijuaçuO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.The Conclusion Paper, Black Women's History: resistance, culture and their importance in building the culture and their importance in building the community of Tijuaçu, aimed to reflect on women and their contribution, as working women and as transmitting element of the community's popular culture. The methodology used in this work was oral history, using interviews guided by a previously structured previously structured, to collect stories, which were recorded and later transcribed. later transcribed. The sources used in this study were seven black women of different ages, who work as acarajé sellers and acarajé seller, corn seller, Samba de Lata dancer and housewife. six in the community of Tijuaçu and one in the community of Quebra Facão. The sources that helped construct this work were: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga and Gomes (2006), Nascimento and Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), among others. other authors who provided the basis for our work. We conclude that the results achieved reveal how much women have fought and are fighting, actively participating in the construction and development of Tijuaçu, keeping traditions alive, taking the community's history and the name of the community to various cities through the cultural manifestation of Samba de lata.Universidade do Estado da BahiaPaz, Maria Glória daSantos, Gilberto Lima dosBarros, Beatriz de SouzaDias, Eliene Gonçalves2024-04-25T22:53:49Z2024-04-25T22:53:49Z2011-03-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfDIAS, Eliene Gonçalves. História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu. Orientadora: Maria Glória da Paz. 2011. 56fls.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia)- Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim-BA,2011https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5343porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-13T13:33:24Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5343Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-13T13:33:24Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu Black women's history: resistance, culture and their importance in building the community of Tijuaçu |
title |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
spellingShingle |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu Dias, Eliene Gonçalves História de mulheres Cultura de resistência Tijuaçu |
title_short |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
title_full |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
title_fullStr |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
title_full_unstemmed |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
title_sort |
História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu |
author |
Dias, Eliene Gonçalves |
author_facet |
Dias, Eliene Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paz, Maria Glória da Santos, Gilberto Lima dos Barros, Beatriz de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Eliene Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de mulheres Cultura de resistência Tijuaçu |
topic |
História de mulheres Cultura de resistência Tijuaçu |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-17 2024-04-25T22:53:49Z 2024-04-25T22:53:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Eliene Gonçalves. História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu. Orientadora: Maria Glória da Paz. 2011. 56fls.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia)- Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim-BA,2011 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5343 |
identifier_str_mv |
DIAS, Eliene Gonçalves. História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu. Orientadora: Maria Glória da Paz. 2011. 56fls.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia)- Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim-BA,2011 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131148188418048 |