Gestar II: proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Cecília Cabral Mascarenhas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/361
Resumo: A presente pesquisa elegeu como objeto de estudo a docência e sua relação com a formação continuada de professores no âmbito do Programa GESTAR, considerando a problemática enfrentada no ensino da Matemática no espaço público escolar. Este trabalho volta-se para a formação continuada dirigida a professores de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, identificando as contribuições e limites evidenciados no processo de ensino da Matemática escolar. Esta investigação se ancorou nas contribuições de Garcia (1998), Fiorentini (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002), Tardif (2007), Gatti (2009), D‟Ambrósio (2010), Ramalho (2014) e Veiga (2012), como autores que subsidiaram a investigação. A pesquisa teve como objetivo central analisar a proposta de formação continuada ofertada pelo Programa GESTAR, na perspectiva de suas contribuições para a prática pedagógica do professor no processo de ensino da Matemática escolar. Trata-se de uma pesquisa alicerçada na perspectiva qualitativa, inspirada no paradigma epistemológico da hermenêutica. Como aporte na delimitação da metodologia, utilizamos como autores Ludke e André (1986), Bardin (1997), Ghedin e Franco (2008), Gil (2010) e Minayo (2011). A pesquisa realizou-se tendo como referências a entrevista semiestruturada e observações participantes das aulas de Matemática em duas escolas estaduais da cidade de Senhor do Bonfim/BA. Utilizamos ainda como dispositivo da pesquisa o Caso de Ensino aplicado junto à equipe gestora, coordenação e professores de Matemática em encontros de Atividade Complementar. Investigamos as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos docentes na viabilização de suas práticas pedagógicas na escola. Os resultados revelaram que todos os professores participantes da pesquisa consideraram importante o processo formativo do Programa GESTAR, bem como todo o suporte, acompanhamento/intervenção viabilizados pelos formadores em suas ações formativas. Entretanto, apontam a ausência de novos materiais (suportes pedagógicos), de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ações planejadas na escola e de apoio da gestão para o desenvolvimento das atividades no contexto escolar. Outro achado da pesquisa, apresentado nos momentos de observação participante diz respeito à existência de contextos que estabelecem relações entre teoria e prática, uma vez que os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a partir de situações-problema no ensino da Matemática, mesmo evidenciando que essa prática tem ocorrido ainda de forma tímida em alguns contextos de ensino. Situações contextualizadas com outras disciplinas, utilização de outros materiais didáticos, que não somente o livro didático, elaboração de sequências didáticas em consonância com contextos atuais e significativos à vida do estudante, criados pelos próprios docentes, foram apontados como pontos positivos nos processos de ensino. Nesse sentido, apresentamos as informações emergentes do campo, sistematizadas em uma Cartografia das Práticas Pedagógicas.
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spelling Gestar II: proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de matemáticaGestar II: proposal for continued training and its contributions to the pedagogical practice of mathematics teachersPrograma GESTAR IIFormação continuadaEnsino de MatemáticaPrática PedagógicaA presente pesquisa elegeu como objeto de estudo a docência e sua relação com a formação continuada de professores no âmbito do Programa GESTAR, considerando a problemática enfrentada no ensino da Matemática no espaço público escolar. Este trabalho volta-se para a formação continuada dirigida a professores de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, identificando as contribuições e limites evidenciados no processo de ensino da Matemática escolar. Esta investigação se ancorou nas contribuições de Garcia (1998), Fiorentini (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002), Tardif (2007), Gatti (2009), D‟Ambrósio (2010), Ramalho (2014) e Veiga (2012), como autores que subsidiaram a investigação. A pesquisa teve como objetivo central analisar a proposta de formação continuada ofertada pelo Programa GESTAR, na perspectiva de suas contribuições para a prática pedagógica do professor no processo de ensino da Matemática escolar. Trata-se de uma pesquisa alicerçada na perspectiva qualitativa, inspirada no paradigma epistemológico da hermenêutica. Como aporte na delimitação da metodologia, utilizamos como autores Ludke e André (1986), Bardin (1997), Ghedin e Franco (2008), Gil (2010) e Minayo (2011). A pesquisa realizou-se tendo como referências a entrevista semiestruturada e observações participantes das aulas de Matemática em duas escolas estaduais da cidade de Senhor do Bonfim/BA. Utilizamos ainda como dispositivo da pesquisa o Caso de Ensino aplicado junto à equipe gestora, coordenação e professores de Matemática em encontros de Atividade Complementar. Investigamos as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos docentes na viabilização de suas práticas pedagógicas na escola. Os resultados revelaram que todos os professores participantes da pesquisa consideraram importante o processo formativo do Programa GESTAR, bem como todo o suporte, acompanhamento/intervenção viabilizados pelos formadores em suas ações formativas. Entretanto, apontam a ausência de novos materiais (suportes pedagógicos), de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ações planejadas na escola e de apoio da gestão para o desenvolvimento das atividades no contexto escolar. Outro achado da pesquisa, apresentado nos momentos de observação participante diz respeito à existência de contextos que estabelecem relações entre teoria e prática, uma vez que os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a partir de situações-problema no ensino da Matemática, mesmo evidenciando que essa prática tem ocorrido ainda de forma tímida em alguns contextos de ensino. Situações contextualizadas com outras disciplinas, utilização de outros materiais didáticos, que não somente o livro didático, elaboração de sequências didáticas em consonância com contextos atuais e significativos à vida do estudante, criados pelos próprios docentes, foram apontados como pontos positivos nos processos de ensino. Nesse sentido, apresentamos as informações emergentes do campo, sistematizadas em uma Cartografia das Práticas Pedagógicas.The present research elected as object of study the teaching and its relation with the continuing education of teachers under the program GESTAR, considering the problems faced in the teaching of mathematics in public space. This work back to the continuing education addressed to teachers of mathematics of the final years of primary school, identifying the contributions and limits evidenced in the teaching process of mathematics in schools. This investigation is anchored on the contributions of Garcia (1998), Fiorentini (2000), Introduction (2002), Perrenoud (2002), Tardif (2007), Gatti (2009), D´Ambrósio (2010), Ramalho (2014) and Veiga (2012), as authors that subsidized research. The research aimed to analyze the proposed central continuing education offered by the program GESTAR, from the perspective of his contributions to the pedagogical practice of the teacher in the teaching process of mathematics in schools. It is a research based on qualitative perspective, inspired by the epistemological paradigm of hermeneutics. As contribution in the delimitation of the methodology, we as authors Ludke and André (1986), Bardin (1997), Ghedin and Franco (2008), Gil (2010) and Minayo (2011). The research was carried out with references to semi-structured interview and observations participants of the math class in two State schools of the city of Senhor do Bonfim, Bahia. We use search device as the case of Teaching applied by the management team, coordination and math teachers in meetings of Complementary Activity. We investigated the needs and the difficulties faced by teachers in the viability of their pedagogical practices at school. The results revealed that all teachers participating in the survey considered important the formative process of GESTAR Program, as well as the support, monitoring/intervention made possible by training trainers in their actions. However, the absence of new materials (supports pédagogiques), public policies that contribute to the development of actions planned at school and management support to the development of the activities in the school context. Another finding of the survey, presented in moments of participant observation concerns the existence of contexts that establish relationships between theory and practice, since teachers recognize the importance of working from problem situations in the teaching of mathematics, even demonstrating that this practice has occurred yet so shy in some contexts. Contextualized situations with other disciplines, other teaching materials, which not only textbooks, development of didactic sequences in line with current and meaningful contexts to student life, created by teachers, were singled out as positive points in the processes of education. In this sense, we present the emerging field information, systematized in a cartography of the pedagogical practices.Silva, Ana Lúcia Gomes daSales, Márcea AndradeRoseira, Nilson Antônio FerreiraSantana, Cecília Cabral Mascarenhas de2017-05-10T17:24:27Z2017-05-10T17:24:27Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTANA, Cecília Cabral Mascarenhas de. Gestar II: Proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de Matemática. Orientador: Ana Lúcia Gomes da Silva. 2016. 162f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. 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