O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1831
Resumo: Este trabalho de pesquisa visa entender como se processa os discursos dos professores sobre diversidade e como estes foram (re)produzidos durante uma formação de professores de Educação Básica. O lócus é a Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, de Ensino Fundamental II, da cidade de Jacobina-BA, e os colaboradores são cinco professoras. O estudo teve como objetivo geral compreender os processos de (re)construção discursiva das professoras sobre as diversidades socioculturais na/da escola por meio de ações de formação reflexiva e autorreflexiva em torno das práticas formativas escolares. A pesquisa tem como foco central o discurso das professoras em formação sobre as diversidades socioculturais na/da escola. Aborda três temáticas principais: Discurso, Diversidade e Formação de Professores, tendo como base teórica as ideias dos pensadores e estudiosos: Foucault (2014), Spink e Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin e Franco (2011), Creswell (2014), Candau (2013), Canem (2007), dentre outros. A pesquisa visa não só compreender o discurso das professoras sobre diversidade sociocultural, mas envolvê-las na reflexão sobre seus discursos ao longo de todo o processo formativo, pois foram tensionadas e confrontadas com os seus próprios discursos, aliando teoria e prática como dimensões de uma mesma realidade. A abordagem adotada se ancora na Pesquisa Qualitativa, de base hermenêutica, cujo método é a Pesquisa-ação Colaborativa, tendo como paradigma teórico e metodológico o Construcionismo, utilizando a análise interpretativa do discurso para compreendê-lo. A centralidade da pesquisa é a aprendizagem conjunta em um movimento circular. Além disso, construímos coletivamente um espaço midiático, intitulado Portal da Diversidade, em parceria entre a pesquisadora e as professoras colaboradoras, evidenciando o engajamento das docentes nessas ações. O processo de formação aconteceu através dos Círculos Reflexivos e do Fórum de Discussão no Portal da Diversidade, espaços que possibilitaram a formação de identidade(s) e a reflexão de concepção de diversidade.
id UNEB-8_e40989e380f53b9bb69b8042e5c2fa02
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1831
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formaçãoThe Teacher and his discourse on diversity: Discursive (re)construction on sociocultural diversities in/at school by teachers in trainingDiscursoFormação de ProfessoresDiversidadeEste trabalho de pesquisa visa entender como se processa os discursos dos professores sobre diversidade e como estes foram (re)produzidos durante uma formação de professores de Educação Básica. O lócus é a Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, de Ensino Fundamental II, da cidade de Jacobina-BA, e os colaboradores são cinco professoras. O estudo teve como objetivo geral compreender os processos de (re)construção discursiva das professoras sobre as diversidades socioculturais na/da escola por meio de ações de formação reflexiva e autorreflexiva em torno das práticas formativas escolares. A pesquisa tem como foco central o discurso das professoras em formação sobre as diversidades socioculturais na/da escola. Aborda três temáticas principais: Discurso, Diversidade e Formação de Professores, tendo como base teórica as ideias dos pensadores e estudiosos: Foucault (2014), Spink e Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin e Franco (2011), Creswell (2014), Candau (2013), Canem (2007), dentre outros. A pesquisa visa não só compreender o discurso das professoras sobre diversidade sociocultural, mas envolvê-las na reflexão sobre seus discursos ao longo de todo o processo formativo, pois foram tensionadas e confrontadas com os seus próprios discursos, aliando teoria e prática como dimensões de uma mesma realidade. A abordagem adotada se ancora na Pesquisa Qualitativa, de base hermenêutica, cujo método é a Pesquisa-ação Colaborativa, tendo como paradigma teórico e metodológico o Construcionismo, utilizando a análise interpretativa do discurso para compreendê-lo. A centralidade da pesquisa é a aprendizagem conjunta em um movimento circular. Além disso, construímos coletivamente um espaço midiático, intitulado Portal da Diversidade, em parceria entre a pesquisadora e as professoras colaboradoras, evidenciando o engajamento das docentes nessas ações. O processo de formação aconteceu através dos Círculos Reflexivos e do Fórum de Discussão no Portal da Diversidade, espaços que possibilitaram a formação de identidade(s) e a reflexão de concepção de diversidade.This research aims to understand how teachers' discourses about diversity are processed and how they were (re) produced during a Basic Education teacher training. The locus is the Alfredo Haasler State School, Elementary School II, in the city of Jacobina-BA, and the collaborators are five teachers. The objective of the study was to understand the processes of (re) construction of the teachers on the socio-cultural diversities in the school by means of reflexive and selfreflexive training actions around the school formative practices. The main focus of the research is the discourse of the teachers in formation on the socio-cultural diversities in the school. It addresses three main themes: Discourse, Diversity and Teacher Training, based on theoretical ideas of thinkers and scholars: Foucault (2014), Spink and Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin and Franco (2011), Creswell 2014), Candau (2013), Canem (2007), among others. The aim of the research is not only to understand the teachers' discourse on sociocultural diversity, but also to involve them in the reflection on their discourses throughout the formative process, since they were stressed and confronted with their own discourses, combining theory and practice as dimensions of a same reality. The approach adopted is anchored in Qualitative Research, based on hermeneutics, whose method is Collaborative Action Research, having as theoretical and methodological paradigm the Constructionism, using the interpretative analysis of the speech to understand it. The centrality of research is joint learning in a circular motion. In addition, we collectively built a media space, titled Portal of Diversity, in partnership between the researcher and the collaborating teachers, evidencing the teachers' engagement in these actions. The process of formation took place through Reflexive Circles and the Discussion Forum in the Diversity Portal, spaces that enabled the formation of identity (s) and reflection on the concept of diversity.Gomes, Antenor RitaSantos, Terezinha OliveiraSilva, Obdália Santana FerrazJatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.2021-08-12T20:21:18Z2021-08-12T20:21:18Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfJATOBÁ, Lucicleide Miranda Gonçalves. O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)Construção Discursiva sobre as Diversidades Socioculturais Na/Da Escola por Professores em situação de formação. 1 Orientador: Prof. Dr. Antenor Rita Gomes. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:19Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1831Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:19Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
The Teacher and his discourse on diversity: Discursive (re)construction on sociocultural diversities in/at school by teachers in training
title O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
spellingShingle O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.
Discurso
Formação de Professores
Diversidade
title_short O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
title_full O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
title_fullStr O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
title_full_unstemmed O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
title_sort O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)construção discursiva sobre as diversidades socioculturais na/da escola por professores em situação de formação
author Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.
author_facet Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Antenor Rita
Santos, Terezinha Oliveira
Silva, Obdália Santana Ferraz
dc.contributor.author.fl_str_mv Jatobá, Lucicleide Miranda Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Formação de Professores
Diversidade
topic Discurso
Formação de Professores
Diversidade
description Este trabalho de pesquisa visa entender como se processa os discursos dos professores sobre diversidade e como estes foram (re)produzidos durante uma formação de professores de Educação Básica. O lócus é a Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, de Ensino Fundamental II, da cidade de Jacobina-BA, e os colaboradores são cinco professoras. O estudo teve como objetivo geral compreender os processos de (re)construção discursiva das professoras sobre as diversidades socioculturais na/da escola por meio de ações de formação reflexiva e autorreflexiva em torno das práticas formativas escolares. A pesquisa tem como foco central o discurso das professoras em formação sobre as diversidades socioculturais na/da escola. Aborda três temáticas principais: Discurso, Diversidade e Formação de Professores, tendo como base teórica as ideias dos pensadores e estudiosos: Foucault (2014), Spink e Medrado (2013), Gamboa (2012), Ghedin e Franco (2011), Creswell (2014), Candau (2013), Canem (2007), dentre outros. A pesquisa visa não só compreender o discurso das professoras sobre diversidade sociocultural, mas envolvê-las na reflexão sobre seus discursos ao longo de todo o processo formativo, pois foram tensionadas e confrontadas com os seus próprios discursos, aliando teoria e prática como dimensões de uma mesma realidade. A abordagem adotada se ancora na Pesquisa Qualitativa, de base hermenêutica, cujo método é a Pesquisa-ação Colaborativa, tendo como paradigma teórico e metodológico o Construcionismo, utilizando a análise interpretativa do discurso para compreendê-lo. A centralidade da pesquisa é a aprendizagem conjunta em um movimento circular. Além disso, construímos coletivamente um espaço midiático, intitulado Portal da Diversidade, em parceria entre a pesquisadora e as professoras colaboradoras, evidenciando o engajamento das docentes nessas ações. O processo de formação aconteceu através dos Círculos Reflexivos e do Fórum de Discussão no Portal da Diversidade, espaços que possibilitaram a formação de identidade(s) e a reflexão de concepção de diversidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-12T20:21:18Z
2021-08-12T20:21:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JATOBÁ, Lucicleide Miranda Gonçalves. O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)Construção Discursiva sobre as Diversidades Socioculturais Na/Da Escola por Professores em situação de formação. 1 Orientador: Prof. Dr. Antenor Rita Gomes. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1831
identifier_str_mv JATOBÁ, Lucicleide Miranda Gonçalves. O Professor e seu discurso sobre diversidade: (Re)Construção Discursiva sobre as Diversidades Socioculturais Na/Da Escola por Professores em situação de formação. 1 Orientador: Prof. Dr. Antenor Rita Gomes. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/1831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148351995904