As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Taíze Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5504
Resumo: No processo de ensino da Geografia, a forma tradicional, de lidar com as atividades, está imbricada em estudos fundamentados na didática tradicional de memorização, e em atos descritivos que comprometem as práticas de ensino e aprendizagem. Assim, a presente monografia tem seu lócus de pesquisa em São Miguel das Matas-Ba, na Escola Municipal José Marcelino tendo como os sujeitos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental - séries finais. Procurou-se analisar de que maneira o uso de histórias em quadrinhos de Mafalda podem contribuir para que o ensino de Geografia seja mais atrativo, despertando nos alunos o senso crítico-reflexivo e a aquisição de uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, está pesquisa é relevante, já que visa contribuir com novas reflexões acerca do uso das historinhas em quadrinhos na sala de aula do 8º e 9° anos, tendo como motivação para a sua realização as experiências vividas durante o período da Educação Básica, onde, em sua maioria, os professores, licenciados em Geografia, só faziam o uso do livro didático e, raras as vezes, utilizavam diferentes ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizagem, e também as experiências vividas através das aulas de Estágio Supervisionado Diversificado. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi revisão de literatura, contendo autores como Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al. (2014) e Lima (2021). Realizou-se uma seleção de historinhas em quadrinhos de Mafalda com o intuito de discorrer de que forma se relacionam com os conteúdos da Geografia, entrevista semiestruturada, com os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, por fim, uma análise documental dos livros didáticos das referidas séries que estão inseridas nesse estudo. O resultado desta pesquisa aponta, por meio das análises, a existência de historinhas em quadrinhos de Mafalda que se relacionam com conteúdos trabalhados no 8º e 9º anos do ensino fundamental, além da inexistência de tirinhas de Mafalda nos livros didáticos e, por meio das entrevistas, considera-se a existência da vontade dos alunos em trabalhar com uma linguagem diferente, neste caso específico, com as historinhas de Mafalda.
id UNEB-8_ebb6c2daca198d11e15b1fc57ec85a95
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5504
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografiaThe Mafalda comic books: a teaching and learning tool in the geography disciplineDidáticaEnsino de GeografiaAprendizagem significativaHistorinhas em quadrinhosMafalda.No processo de ensino da Geografia, a forma tradicional, de lidar com as atividades, está imbricada em estudos fundamentados na didática tradicional de memorização, e em atos descritivos que comprometem as práticas de ensino e aprendizagem. Assim, a presente monografia tem seu lócus de pesquisa em São Miguel das Matas-Ba, na Escola Municipal José Marcelino tendo como os sujeitos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental - séries finais. Procurou-se analisar de que maneira o uso de histórias em quadrinhos de Mafalda podem contribuir para que o ensino de Geografia seja mais atrativo, despertando nos alunos o senso crítico-reflexivo e a aquisição de uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, está pesquisa é relevante, já que visa contribuir com novas reflexões acerca do uso das historinhas em quadrinhos na sala de aula do 8º e 9° anos, tendo como motivação para a sua realização as experiências vividas durante o período da Educação Básica, onde, em sua maioria, os professores, licenciados em Geografia, só faziam o uso do livro didático e, raras as vezes, utilizavam diferentes ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizagem, e também as experiências vividas através das aulas de Estágio Supervisionado Diversificado. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi revisão de literatura, contendo autores como Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al. (2014) e Lima (2021). Realizou-se uma seleção de historinhas em quadrinhos de Mafalda com o intuito de discorrer de que forma se relacionam com os conteúdos da Geografia, entrevista semiestruturada, com os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, por fim, uma análise documental dos livros didáticos das referidas séries que estão inseridas nesse estudo. O resultado desta pesquisa aponta, por meio das análises, a existência de historinhas em quadrinhos de Mafalda que se relacionam com conteúdos trabalhados no 8º e 9º anos do ensino fundamental, além da inexistência de tirinhas de Mafalda nos livros didáticos e, por meio das entrevistas, considera-se a existência da vontade dos alunos em trabalhar com uma linguagem diferente, neste caso específico, com as historinhas de Mafalda.In the process of teaching Geography, the traditional way of dealing with activities is intertwined in studies based on traditional didactics of memorization and in descriptive acts that compromise teaching and learning practices. Thus, this monograph has its research locus in São Miguel das Matas-Ba, at the Municipal School José Marcelino, having as subjects the students of the 8th and 9th year of Elementary School - final series. We tried to analyze how the use of Mafalda's comics can contribute to make the teaching of Geography more attractive, awakening in students a critical reflective sense and the acquisition of meaningful learning. In this context, this research is relevant, since it aims to contribute with new reflections about the use of comics in the classroom, in the 8th and 9th grades, having as motivation for carrying it out the experiences lived during the period of Basic Education, where most of the Geography teachers only made use of the textbook and rarely used different tools to assist in teaching and learning, and also the experiences lived through the Diversified Supervised Internship classes. The methodology used to carry out this research was a literature review, containing authors such as Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al (2014) and Lima (2021). A selection of Mafalda's comics was carried out in order to discuss which outside they relate to the contents of Geography, semi-structured interview, with the students of the 8th and 9th grade of Elementary School and finally a documentary analysis of the textbooks of the aforementioned series that are included in this study. The result of this research pointed out, through the analysis, the existence of Mafalda's comics that relate to contents worked on in the 8th and 9th years of Elementary School, the lack of Mafalda comic strips in textbooks and, through interviews, it is considered the existence of the students' willingness to work with a different language, in this specific case, with Mafalda's stories.Universidade do Estado da BahiaColegiado de GeografiaGregorio, Maria de Fátima A. DiSouza, Hanilton Ribeiro deBarbosa, Claudia de FariaSantos, Taíze Ferreira2024-06-05T21:33:34Z2024-06-05T21:33:34Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Taize Ferreira. As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia. 2023. 53f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5504porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:01:02Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5504Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:01:02Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
The Mafalda comic books: a teaching and learning tool in the geography discipline
title As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
spellingShingle As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
Santos, Taíze Ferreira
Didática
Ensino de Geografia
Aprendizagem significativa
Historinhas em quadrinhos
Mafalda.
title_short As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
title_full As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
title_fullStr As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
title_full_unstemmed As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
title_sort As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia
author Santos, Taíze Ferreira
author_facet Santos, Taíze Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregorio, Maria de Fátima A. Di
Souza, Hanilton Ribeiro de
Barbosa, Claudia de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Taíze Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino de Geografia
Aprendizagem significativa
Historinhas em quadrinhos
Mafalda.
topic Didática
Ensino de Geografia
Aprendizagem significativa
Historinhas em quadrinhos
Mafalda.
description No processo de ensino da Geografia, a forma tradicional, de lidar com as atividades, está imbricada em estudos fundamentados na didática tradicional de memorização, e em atos descritivos que comprometem as práticas de ensino e aprendizagem. Assim, a presente monografia tem seu lócus de pesquisa em São Miguel das Matas-Ba, na Escola Municipal José Marcelino tendo como os sujeitos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental - séries finais. Procurou-se analisar de que maneira o uso de histórias em quadrinhos de Mafalda podem contribuir para que o ensino de Geografia seja mais atrativo, despertando nos alunos o senso crítico-reflexivo e a aquisição de uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, está pesquisa é relevante, já que visa contribuir com novas reflexões acerca do uso das historinhas em quadrinhos na sala de aula do 8º e 9° anos, tendo como motivação para a sua realização as experiências vividas durante o período da Educação Básica, onde, em sua maioria, os professores, licenciados em Geografia, só faziam o uso do livro didático e, raras as vezes, utilizavam diferentes ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizagem, e também as experiências vividas através das aulas de Estágio Supervisionado Diversificado. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi revisão de literatura, contendo autores como Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al. (2014) e Lima (2021). Realizou-se uma seleção de historinhas em quadrinhos de Mafalda com o intuito de discorrer de que forma se relacionam com os conteúdos da Geografia, entrevista semiestruturada, com os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, por fim, uma análise documental dos livros didáticos das referidas séries que estão inseridas nesse estudo. O resultado desta pesquisa aponta, por meio das análises, a existência de historinhas em quadrinhos de Mafalda que se relacionam com conteúdos trabalhados no 8º e 9º anos do ensino fundamental, além da inexistência de tirinhas de Mafalda nos livros didáticos e, por meio das entrevistas, considera-se a existência da vontade dos alunos em trabalhar com uma linguagem diferente, neste caso específico, com as historinhas de Mafalda.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
2024-06-05T21:33:34Z
2024-06-05T21:33:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Taize Ferreira. As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia. 2023. 53f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5504
identifier_str_mv SANTOS, Taize Ferreira. As histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia. 2023. 53f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151970631680