ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1871 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros. |
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ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorialFormação Inicial de ProfessoresInclusão EducacionalComunicação Alternativa e AmpliadaTecnologia AssistivaO presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “ALTERNATIVA E AMPLIADA: Artes da comunicação na formação de professores, um memorial”, narra os percursos da minha trajetória acadêmica realizada no Departamento de Ciências Humanas (DCH-IV), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), rememorando os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Dentre os temas, destaca-se o ensino de língua estrangeira em diálogo com conceitos de comunicação, para além da fala, entrelaçado ao debate sobre inclusão educacional de pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em contextos da escola regular. Assim, o presente trabalho está organizado em 5 capítulos: no primeiro capítulo, “Introdução”, partilha-se as vivências e caminhos que guiaram a autora como professora em formação e pesquisadora na graduação; no segundo capítulo, intitulado “Percursos Metodológicos” , apresenta-se os pressupostos que sustentam o desenvolvimento e escrita desse memorial; no terceiro capítulo, intitulado “A arte de ensinar: um passeio pelos bosques da educação” discorre-se sobre os estágios curriculares supervisionados e a sua importância na formação da identidade docente; no quarto capítulo, intitulado “A arte de pesquisar: Ações Afirmativas (PROAF)”, aponta-se como foi o percurso da autora como pesquisadora PROAF e as contribuições do Programa Afirmativa na formação do professor pesquisador; no quinto e último capítulo, intitulado “Considerações Finais” , apresenta-se um resumo mediante reflexão dos caminhos percorridos, pensando a minha formação docente como um caminho contínuo, em construção. Como referencial teórico utilizamos: Candau (2012), na perspectiva da educação na diversidade; Bersch (2017), sobre o conceito de Tecnologia Assistiva; Deliberato (2017), a respeito da Comunicação Alternativa e Ampliada como recurso para aquisição de competências comunicacionais; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), para abordar formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; Novóa (2017), sobre os possíveis caminhos para repensar a formação de professores; Lopes (2018), Zanolla (2012), sobre mediação, o papel do mediador e sua importância na escola regular inclusiva, entre outros.The present final term paper, entitled “ALTERNATIVE and AUGMENTATIVE: communication arts on teachers training, a memorial”, narrates the paths I followed on my academic trajectory carried out at the Departamento de CiênciasHumanas (DCHIV), of the Universidade do Estado da Bahia (UNEB), recalling the teaching, research and extension works I carried out. The outstanding theme among the ones here presented is: the teaching of a foreign language in dialogue with concepts of communication that go beyond oral speech, intertwined with the debate on the educational inclusion of people with disabilities and Autistic Spectrum Disorder (ASD) in regular school contexts. In order to accomplish that, the present work is organized in 5 chapters: in the first chapter, "Introduction", the experiences and paths that guided the author as a teacher in training and a researcher in graduation are shared; in the second chapter, entitled “Methodological Pathways”, the assumptions that support the development and writing of this memorial are presented; in the third chapter, entitled “The Art of teaching: a walk through the woods of education”, the supervised curricular internships and their importance in the formation of teaching identity are discussed; in the fourth chapter, entitled “The Art of Researching: Affirmative actions” (PROAF)”, we point out how the author's journey as a PROAF researcher was and the contributions of the Affirmative Program in the training of the teacher-researcher; in the fifth and last chapter, entitled “ConsideraçõesFinais”, a summary is presented by reflecting on the paths taken, thinking of my teacher training as a continuous path, being built.As theoretical framework we used: Candau (2012), on the perspective of education in diversity; Bersch (2017), on the concept of Assistive Technology; Deliberato (2017), regarding Alternative and Augmentative Communication as a resource for the acquisition of communication skills; Figueiredo (2008), Pimentel (2012), to address teacher training from the perspective of inclusive education; Novóa (2017), about possible ways to rethink teacher training; Lopes (2018), Zanolla (2012), about mediation, the role of the mediator and its importance in the inclusive regular school, among others.Salvadori, Juliana CristinaAndrade, Elciana Roque de SouzaPenha, Gracielia Novaes daGomes, Maria de Fátima Lantyer Belo AraújoBueno, Roberto RodriguesMendes, Naiane Rocha2021-08-17T16:56:18Z2021-08-17T16:56:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDES, Naiane Rocha. Alternativa e ampliada: artes da comunicação na formação de professores, um memorial. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2020. 116f.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-10T13:53:28Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1871Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-10T13:53:28Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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