Artefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5426 |
Resumo: | O Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contabilistas (IFAC) divulgou um pronunciamento intitulado International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), em 1989, e revisou o estudo em 1998 apresentando quatro estágios de evolução da Contabilidade Gerencial, identificando artefatos relacionados a cada um destes estágios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante dos Artefatos da Contabilidade Gerencial. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa composto por 13 afirmações. As assertivas abordaram a Contabilidade Gerencial e seus Artefatos. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 219 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicouse o Teste de Hipótese tStudent. O estudo obteve como conclusão que os discentes conhecem os Artefatos da Contabilidade Gerencial. Este trabalho contribui para a discussão acerca da evolução da Contabilidade Gerencial, no Brasil e suas limitações ainda existentes, procurando discutir a raiz da problemática que se apresenta como limitação, há poucas pesquisas focadas na discussão da Contabilidade Gerencial. |
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Artefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos dos cursos de graduação em Ciências ContábeisManagement Accounting artifacts disseminated among undergraduate Accounting studentsContabilidade GerencialArtefatosConhecimentoO Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contabilistas (IFAC) divulgou um pronunciamento intitulado International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1), em 1989, e revisou o estudo em 1998 apresentando quatro estágios de evolução da Contabilidade Gerencial, identificando artefatos relacionados a cada um destes estágios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado da Bahia diante dos Artefatos da Contabilidade Gerencial. A metodologia adotada foi exploratória com abordagem quantitativa, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa composto por 13 afirmações. As assertivas abordaram a Contabilidade Gerencial e seus Artefatos. Participaram da pesquisa os estudantes de 62 campi de IES baianas. Foram analisadas 219 respostas que não tendem a normalidade utilizando uma Estatística Descritiva com Teste Quiquadrado. Por último, aplicouse o Teste de Hipótese tStudent. O estudo obteve como conclusão que os discentes conhecem os Artefatos da Contabilidade Gerencial. Este trabalho contribui para a discussão acerca da evolução da Contabilidade Gerencial, no Brasil e suas limitações ainda existentes, procurando discutir a raiz da problemática que se apresenta como limitação, há poucas pesquisas focadas na discussão da Contabilidade Gerencial.The Financial and Management Accounting Committee of the International Federation of Accountants (IFAC) issued a pronouncement entitled International Management Accounting Practice 1 (IMAP 1) in 1989 and revised the study in 1998, presenting four stages in the evolution of Management Accounting, identifying artifacts related to each of these stages. The aim of this research was to identify the knowledge of students at Higher Education Institutions (HEIs) in the state of Bahia regarding Management Accounting Artifacts. The methodology adopted was exploratory with a quantitative approach, using a questionnaire as a research instrument made up of 13 statements. The statements dealt with management accounting and its artifacts. Students from 62 HEI campuses in Bahia took part in the survey. 219 responses that did not normality were analyzed using descriptive statistics with the chi-square test. Finally, the tStudent Hypothesis Test was applied. The study concluded that students are familiar with Management Accounting Artifacts. This work contributes to the discussion about the evolution of Management Accounting in Brazil and its limitations, seeking to discuss the root of the problem that presents itself as a limitation, there is little research focused on the discussion of Management Accounting.Universidade do Estado da BahiaLima Filho, Raimundo NonatoMoreira, Romilson do CarmoSantos, Francisco ArapiracaSilva Neto, João Albuquerque2024-05-17T13:14:37Z2024-05-17T13:14:37Z2014-08-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSILVA NETO, João Albuquerque. Artefatos de Contabilidade Gerencial difundidos entre os alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Orientador: Raimundo Nonato Lima Filho. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5426porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-20T07:54:22Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5426Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-20T07:54:22Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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