Design de game para apoio a alfabetização de crianças: a jogabilidade e a reflexão metalinguística articuladas na apropriação da escrita alfabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliata
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/795
Resumo: Os games são artefatos de cultura que fazem parte do universo de interesses da criança hodierna. Constituem-se em meios lúdicos de promoção de prazer e aprendizagem, propícios a dedução de regras e a elaboração de conceitos; habilidades estas requeridas ao processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). A criança pode aprender conteúdos escolares com um game, desde que este possibilite a imersão em situações lúdicas e desafiantes, que a instigue a pensar para atingir aos objetivos demandados. Neste sentido, um game que explore aspectos do Sistema de Escrita Alfabética, o que este representa e como representa, em processos metalinguísticos pode favorecer ao processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, provocando desequilíbrios acerca dos conceitos apreendidos e a possível reconceitualização, fator que permite avançar pelos níveis de escrita descritos por Ferreiro e Teberosky (1986). Este relatório apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Jacobina-BA, com professores alfabetizadores do 1º ano do ensino Fundamental, que teve como objetivo a proposição de um design de um game para a alfabetização de crianças orientado a apropriação reflexiva do sistema de escrita alfabética e a jogabilidade. Neste aspecto, discute sobre os referenciais teóricos que fundamentam o game em educação, a alfabetização de crianças e descreve o processo metodológico de construção do Game Design Document (GDD). O processo de pesquisa para elaboração do GDD pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante, atravessada pelos princípios da fenomenologia e da heurística, no intuito de envolver colaborativamente professores alfabetizadores no processo de descoberta dos requisitos necessários a um game voltado para a alfabetização de crianças. A realização dessa pesquisa caracterizou-se como uma ação interventiva, através do desenvolvimento de dispositivos de pesquisa que deram eclosão ao diálogo, a colaboração, a avaliação e a construção/levantamento de dados, num movimento de problematização-reflexão-ação para (re) elaboração de conceitos, caracterizando-se também como processo formativo pelas demandas emanadas durante a pesquisa que careciam de aprofundamento teórico, no sentido de fortalecer as bases conceituais do game que seria proposto. A pesquisa culminou na construção do um Game Design Document – GDD, na perspectiva de, posteriormente, buscar o desenvolvimento do game a partir do documento elaborado e seu uso como meio pedagógico lúdico no processo de apropriação do SEA por crianças do ciclo inicial de alfabetização.
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spelling Design de game para apoio a alfabetização de crianças: a jogabilidade e a reflexão metalinguística articuladas na apropriação da escrita alfabéticaGame design to support children's literacy: gameplay and metalinguistic reflection articulated in the appropriation of alphabetic writingGames na educaçãoDesign de GameJogabilidadeAlfabetização de criançasOs games são artefatos de cultura que fazem parte do universo de interesses da criança hodierna. Constituem-se em meios lúdicos de promoção de prazer e aprendizagem, propícios a dedução de regras e a elaboração de conceitos; habilidades estas requeridas ao processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). A criança pode aprender conteúdos escolares com um game, desde que este possibilite a imersão em situações lúdicas e desafiantes, que a instigue a pensar para atingir aos objetivos demandados. Neste sentido, um game que explore aspectos do Sistema de Escrita Alfabética, o que este representa e como representa, em processos metalinguísticos pode favorecer ao processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, provocando desequilíbrios acerca dos conceitos apreendidos e a possível reconceitualização, fator que permite avançar pelos níveis de escrita descritos por Ferreiro e Teberosky (1986). Este relatório apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Jacobina-BA, com professores alfabetizadores do 1º ano do ensino Fundamental, que teve como objetivo a proposição de um design de um game para a alfabetização de crianças orientado a apropriação reflexiva do sistema de escrita alfabética e a jogabilidade. Neste aspecto, discute sobre os referenciais teóricos que fundamentam o game em educação, a alfabetização de crianças e descreve o processo metodológico de construção do Game Design Document (GDD). O processo de pesquisa para elaboração do GDD pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante, atravessada pelos princípios da fenomenologia e da heurística, no intuito de envolver colaborativamente professores alfabetizadores no processo de descoberta dos requisitos necessários a um game voltado para a alfabetização de crianças. A realização dessa pesquisa caracterizou-se como uma ação interventiva, através do desenvolvimento de dispositivos de pesquisa que deram eclosão ao diálogo, a colaboração, a avaliação e a construção/levantamento de dados, num movimento de problematização-reflexão-ação para (re) elaboração de conceitos, caracterizando-se também como processo formativo pelas demandas emanadas durante a pesquisa que careciam de aprofundamento teórico, no sentido de fortalecer as bases conceituais do game que seria proposto. A pesquisa culminou na construção do um Game Design Document – GDD, na perspectiva de, posteriormente, buscar o desenvolvimento do game a partir do documento elaborado e seu uso como meio pedagógico lúdico no processo de apropriação do SEA por crianças do ciclo inicial de alfabetização.Games are cultural artifacts that are part of the universe of interests of today's child. They are recreational means of promoting pleasure and learning, conducive to deducing rules and elaborating concepts; Skills required to the process of appropriation of the alphabetical writing system (AWS). The child can learn school content with a game, as long as it allows the immersion in playful and challenging situations, which instigates thinking to achieve the objectives demanded. In this sense, a game that explores aspects of the Alphabetic Writing System, what it represents and how it represents, in metalinguistic processes, can favor the process of elaborating hypotheses about writing, provoking imbalances about the concepts learned and the possible reconceptualization, factor Which allows us to advance through the levels of writing described by Ferreiro and Teberosky (1995). This report presents the results of a research developed in a public school in the municipality of Jacobina -BA, with primary school literacy teachers, whose objective was the proposition of a game design for children's literacy oriented to the reflexive appropriation of the alphabetic writing system and the gameplay. In this aspect, it discusses the theoretical references that underlie the game in education, the children's literacy and describing the methodological process of building the Game Design Document (GDD). The research process for the elaboration of the GDD was based on the qualitative approach and the participant research, traversed by the principles of phenomenology and heuristics, in order to involve collaborative literacy teachers in the process of discovering the necessary requirements for a game aimed at the literacy of children. The realization of this research was characterized as an intervention action, through the development of research devices that gave rise to dialogue, collaboration, evaluation and construction / data collection, in a problematization-reflection-action movement to (re) Elaboration of concepts, being also characterized as a formative process by the demands emanated during the research that lacked theoretical deepening, in the sense of strengthening the conceptual bases of the game that would be proposed. The research culminated in the construction of a Game design document -- GDD, with the perspective of later developing the game from the elaborated document and its use as playful pedagogical means in the process of appropriation of AWS by children of the initial cycle of literacy.Amorim, Ricardo José RochaVieira, Josenilton NunesMonteiro, Bruno de SousaSilva, Eliata2018-04-26T14:00:24Z2018-04-26T14:00:24Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Eliata. Design de game para apoio a alfabetização de crianças: a jogabilidade e a reflexão metalinguística articuladas na apropriação da escrita alfabética. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2017. 178f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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