REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
Texto Completo: | http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=160 |
Resumo: | Diante dos diferentes olhares e práticas direcionados ao meio ambiente e das diferentes propostas de Educação Ambiental no Brasil, esta pesquisa comparou as práticas e representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas das áreas urbana e rural do município de Teófilo Otoni-MG. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde foram aplicados questionários semi-estruturados aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e seus respectivos professores. Observamos que as representações sociais e práticas pedagógicas dos professores e alunos quanto ao meio ambiente estão relacionadas aos espaços (urbano e/ou rural) onde estão inseridos. São estes espaços socioculturais que os orientam na (re) elaboração de suas práticas ambientais, e que muitas das vezes são negligenciados na construção de propostas pedagógicas em Educação Ambiental. Concluímos que a ações educativas em relação ao meio ambiente nas escolas devam ser contínuas levando em consideração a realidade socioambiental da localidade. |
id |
UNEC_0f6d96b0d68002e478b7045b714d4490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:unec.br:124 |
network_acronym_str |
UNEC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG2009-08-13Jorge Luiz de Goes Pereira949.077.307-72http://lattes.cnpq.br/7830280739527128Marcos Alves Magalhães125.422.705-97http://lattes.cnpq.br/6486699845017366Nora Beatriz Presno Amodeo052.309.467-17046.744.836-11http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4511448P4Pedro Paulo Saleme de SouzaCentro Universitário de CaratingaMestrado Profissional em Meio Ambiente e SustentabilidadeUNECBRRepresentações Sociais, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Práticas Pedagógicas, Escolas PúblicasOUTROSDiante dos diferentes olhares e práticas direcionados ao meio ambiente e das diferentes propostas de Educação Ambiental no Brasil, esta pesquisa comparou as práticas e representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas das áreas urbana e rural do município de Teófilo Otoni-MG. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde foram aplicados questionários semi-estruturados aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e seus respectivos professores. Observamos que as representações sociais e práticas pedagógicas dos professores e alunos quanto ao meio ambiente estão relacionadas aos espaços (urbano e/ou rural) onde estão inseridos. São estes espaços socioculturais que os orientam na (re) elaboração de suas práticas ambientais, e que muitas das vezes são negligenciados na construção de propostas pedagógicas em Educação Ambiental. Concluímos que a ações educativas em relação ao meio ambiente nas escolas devam ser contínuas levando em consideração a realidade socioambiental da localidade.http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=160info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG Pedro Paulo Saleme de Souza Representações Sociais, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Práticas Pedagógicas, Escolas Públicas OUTROS |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ÁREA URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG |
author |
Pedro Paulo Saleme de Souza |
author_facet |
Pedro Paulo Saleme de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jorge Luiz de Goes Pereira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
949.077.307-72 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7830280739527128 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcos Alves Magalhães |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
125.422.705-97 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6486699845017366 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nora Beatriz Presno Amodeo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
052.309.467-17 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
046.744.836-11 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4511448P4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro Paulo Saleme de Souza |
contributor_str_mv |
Jorge Luiz de Goes Pereira Marcos Alves Magalhães Nora Beatriz Presno Amodeo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Práticas Pedagógicas, Escolas Públicas |
topic |
Representações Sociais, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Práticas Pedagógicas, Escolas Públicas OUTROS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
OUTROS |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Diante dos diferentes olhares e práticas direcionados ao meio ambiente e das diferentes propostas de Educação Ambiental no Brasil, esta pesquisa comparou as práticas e representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas das áreas urbana e rural do município de Teófilo Otoni-MG. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde foram aplicados questionários semi-estruturados aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e seus respectivos professores. Observamos que as representações sociais e práticas pedagógicas dos professores e alunos quanto ao meio ambiente estão relacionadas aos espaços (urbano e/ou rural) onde estão inseridos. São estes espaços socioculturais que os orientam na (re) elaboração de suas práticas ambientais, e que muitas das vezes são negligenciados na construção de propostas pedagógicas em Educação Ambiental. Concluímos que a ações educativas em relação ao meio ambiente nas escolas devam ser contínuas levando em consideração a realidade socioambiental da localidade. |
description |
Diante dos diferentes olhares e práticas direcionados ao meio ambiente e das diferentes propostas de Educação Ambiental no Brasil, esta pesquisa comparou as práticas e representações sociais de Meio Ambiente dos professores e alunos do ensino fundamental das escolas públicas das áreas urbana e rural do município de Teófilo Otoni-MG. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, onde foram aplicados questionários semi-estruturados aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e seus respectivos professores. Observamos que as representações sociais e práticas pedagógicas dos professores e alunos quanto ao meio ambiente estão relacionadas aos espaços (urbano e/ou rural) onde estão inseridos. São estes espaços socioculturais que os orientam na (re) elaboração de suas práticas ambientais, e que muitas das vezes são negligenciados na construção de propostas pedagógicas em Educação Ambiental. Concluímos que a ações educativas em relação ao meio ambiente nas escolas devam ser contínuas levando em consideração a realidade socioambiental da localidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=160 |
url |
http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Caratinga |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Meio Ambiente e Sustentabilidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNEC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Caratinga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC instname:Centro Universitário de Caratinga instacron:UNEC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
instname_str |
Centro Universitário de Caratinga |
instacron_str |
UNEC |
institution |
UNEC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1620303213913702400 |