INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC |
Texto Completo: | http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205 |
Resumo: | lt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt; |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD2010-09-02Eduardo Vitor Miranda Carrão280.984.476-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700645P4004.705.516-23http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293677J7Adelaide Elias PereiraCentro Universitário de CaratingaMestrado em Ciências da ReabilitaçãoUNECBREAD, Mundos Digitais Virtuais, Second Life, interatividade, TIC, educaçãoEDUCACAOlt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt;http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:08Zmail@mail.com - |
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