INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adelaide Elias Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
Texto Completo: http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205
Resumo: lt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt;
id UNEC_1a3620f8f97e119c96492d3037340767
oai_identifier_str oai:unec.br:166
network_acronym_str UNEC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD2010-09-02Eduardo Vitor Miranda Carrão280.984.476-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700645P4004.705.516-23http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293677J7Adelaide Elias PereiraCentro Universitário de CaratingaMestrado em Ciências da ReabilitaçãoUNECBREAD, Mundos Digitais Virtuais, Second Life, interatividade, TIC, educaçãoEDUCACAOlt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt;http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
title INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
spellingShingle INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
Adelaide Elias Pereira
EAD, Mundos Digitais Virtuais, Second Life, interatividade, TIC, educação
EDUCACAO
title_short INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
title_full INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
title_fullStr INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
title_full_unstemmed INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
title_sort INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO: MUNDOS DIGITAIS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS E EAD
author Adelaide Elias Pereira
author_facet Adelaide Elias Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Vitor Miranda Carrão
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 280.984.476-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700645P4
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 004.705.516-23
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293677J7
dc.contributor.author.fl_str_mv Adelaide Elias Pereira
contributor_str_mv Eduardo Vitor Miranda Carrão
dc.subject.por.fl_str_mv EAD, Mundos Digitais Virtuais, Second Life, interatividade, TIC, educação
topic EAD, Mundos Digitais Virtuais, Second Life, interatividade, TIC, educação
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv lt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt;
description lt; p text-align="justify"gt;No presente estudo abordamos a análise das possíveis relações de interatividade em situações de aprendizagem à distância, nos mundos digitais virtuais tridimensionais (MDV3D), em especifico, no Second Life. Atendemos ao fato da necessária avaliação da qualidade das interações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, os interagentes, focalizando a interatividade entre os alunos, professores e tecnologia nos cursos e eventos observados. Com este fim, como aporte teórico consideramos as propostas de estudo de interatividade de Alex Primo (1998), a Teoria da Distância Transacional de Moore (1993), bem como as afirmações e posicionamentos de autores como Levy (1993, 1999), Peters (2001), Mattar (1999), Silva (1999) entre outros, que revitalizam os conceitos e o papel da EAD para a nova era das relações. Assim, abordamos a evolução e as mudanças nos processos de EAD no Brasil, analisamos os novos perfis e características de professores e alunos na cibercultura, assim como o uso de games e MDV3D como aporte para as novas necessidades educacionais dos sujeitos contemporâneos. A metodologia do processo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento da investigação foi a abordagem qualitativa, sob a forma de observação participativa de cunho exploratório. Para realizar a pesquisa foi necessário que a pesquisadora se inserisse na realidade pesquisada, a partir da criação de um avatar, que seria a projeção de seu eu virtual. A coleta de dados foi realizada no MDV3D Second Life, através do estudo dos diálogos entre os participantes dos cursos e eventos ministrados no metaverso e realizados com o suporte das diversas tecnologias de comunicação disponíveis no ambiente. Após essa trajetória de estudos, pesquisas e análises é possível concluir que as relações estabelecidas nos processos educativos em ambientes virtuais, e mais propriamente em MDV3D, potencializados pela imersão que proporcionam, são relações sociais entre as pessoas envolvidas na dinâmica e estão em total sintonia com os objetivos da EAD, de disponibilizar oportunidades e promover o conhecimento através das relações colaborativas. A partir do arcabouço teórico analisado, inferimos que urge a integração do Design de Games ao Design Instrucional, bem como a parceria entre professores e alunos no desenvolvimento de práticas que consolidem o uso dos MDV3D como ferramentas de apoio à educação. Podemos afirmar que o Second Life, como exemplo de MDV3D, proporcionou um sistema aberto e colaborativo de ensino, com substancial grau de interatividade mútua, que é tida como plena, pois é caracterizada por relações interdependentes, onde cada interagente participa da construção inventiva e cooperada do relacionamento.lt;/pgt;
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205
url http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Caratinga
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Ciências da Reabilitação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNEC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Caratinga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
instname:Centro Universitário de Caratinga
instacron:UNEC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
instname_str Centro Universitário de Caratinga
instacron_str UNEC
institution UNEC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1620303215772827648