BIODEGRADAÇÃO DE NAFTALENO EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO EM CARATINGA – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Marques Gonçalves Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNEC
Texto Completo: http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=79
Resumo: lt;p align="justify"gt; Na cidade de Caratinga existem postos de abastecimento de combustíveis cuja vida útil dos tanques de armazenamento de combustíveis é estimada em aproximadamente 25 anos. Ao longo do tempo os tanques, podem apresentar desgastes, podendo ocorrer vazamentos e possíveis contaminações do ambiente. Os maiores problemas da contaminação do solo e das águas subterrâneas por combustível são atribuídos aos hidrocarbonetos aromáticos, estes são os constituintes mais solúveis e móveis da fração do diesel, tais como Benzeno, Tolueno, Naftaleno (HPAs). Estes compostos podem atingir as águas subterrâneas e contaminá-las. Os compostos HPAs são muito tóxicos ao sistema nervoso central do homem, apresentando toxicidade crônica, mesmo em pequenas concentrações. O objetivo desta pesquisa foi determinar a existência de microrganismos no solo de um Terminal de Combustíveis em Caratinga e avaliar a capacidade dos microrganismos em biodegradar o diesel. Foi aplicada uma metodologia para a identificação da biodegradação do naftaleno. Os ensaios foram realizados em bancada, utilizando-se microrganismos típicos do local e exógenos para comparação. Os resultados obtidos mostraram que ocorreu maior redução da quantidade do naftaleno adicionado, quando foram utilizados microrganismos nativos.lt;/pgt;
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBIODEGRADAÇÃO DE NAFTALENO EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO EM CARATINGA – MGBiodegradation of naphthalene in contamined soil by diesel hydrocarbons in Caratinga city, Minas Gerais state.2007-08-17Míriam Abreu Albuquerque629.391.496-15http://lattes.cnpq.br/7854974657645438 Luiz Cláudio Ribeiro Rodrigues 550.500.006-10http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4721412J2Meubles Borges Júnior303.877.523-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728649D6Carlos Ernesto Gonçalves540.091.466-72http://lattes.cnpq.br/0904177542323793 034.629.586-57http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4133891D6Bruno Marques Gonçalves AlvesCentro Universitário de CaratingaMestrado Profissional em Meio Ambiente e SustentabilidadeUNECBRBiodegradação microrganismos contaminação do solo dieselBiodegradation microorganisms soil contamination dieselQUIMICA ORGANICAlt;p align="justify"gt; Na cidade de Caratinga existem postos de abastecimento de combustíveis cuja vida útil dos tanques de armazenamento de combustíveis é estimada em aproximadamente 25 anos. Ao longo do tempo os tanques, podem apresentar desgastes, podendo ocorrer vazamentos e possíveis contaminações do ambiente. Os maiores problemas da contaminação do solo e das águas subterrâneas por combustível são atribuídos aos hidrocarbonetos aromáticos, estes são os constituintes mais solúveis e móveis da fração do diesel, tais como Benzeno, Tolueno, Naftaleno (HPAs). Estes compostos podem atingir as águas subterrâneas e contaminá-las. Os compostos HPAs são muito tóxicos ao sistema nervoso central do homem, apresentando toxicidade crônica, mesmo em pequenas concentrações. O objetivo desta pesquisa foi determinar a existência de microrganismos no solo de um Terminal de Combustíveis em Caratinga e avaliar a capacidade dos microrganismos em biodegradar o diesel. Foi aplicada uma metodologia para a identificação da biodegradação do naftaleno. Os ensaios foram realizados em bancada, utilizando-se microrganismos típicos do local e exógenos para comparação. Os resultados obtidos mostraram que ocorreu maior redução da quantidade do naftaleno adicionado, quando foram utilizados microrganismos nativos.lt;/pgt;lt;p align="justify"gt; In the Caratinga city many fuel supplying facilities exist and the estimated lifetime of the fuel storage tanks are of approximately 25 years. In the long run, these fuel tanks show signs of wearing leading to leaks and possible environmental contaminations. The greatest problem of soil and groundwater contamination by fuel is due to the aromatic hydrocarbons, which are the most soluble and mobile compound of the diesel, such as Benzene, Toluene, Naphthalene (PAHs). These compounds can reach the groundwater, and contaminate them. The compounds of PAHs are very toxic to the central nervous system of the human body, showing signs of chronic toxicity, even in small concentrations. The purpose of this research was to determine the existence of microorganisms in the soil of the Fuel Terminals in Caratinga city and to evaluate the capacity of the micro-organisms in biodegrade diesel. A methodology was applied study of the biodegradation of the naphthalene in contaminated soils. Using a known mass of soil collected in the area of study, and adding the typical microorganisms of the area as well as exogens, previously selected and enriched. The obtained results showed greater degradation of naphthalene by typical microorganisms isolated from local contaminated soils.lt;/pgt;http://bibliotecadigital.unec.edu.br/bdtdunec/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=79info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNECinstname:Centro Universitário de Caratingainstacron:UNEC2018-12-19T14:10:02Zmail@mail.com -
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