O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hanna Verônica da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Philippsen, Neusa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9198
Resumo: O presente artigo aborda sobre a mídia, que ocupa um papel central nas relações entre os campos sociais e políticos na atualidade. Pela importância que a mídia e a política possuem para a sociedade, este estudo apresenta uma análise discursiva, de fatos discursivos da campanha eleitoral de 2010, realizada pelos dois maiores partidos concorrentes, PSDB e PT. Para tanto, verificamos, essencialmente, os efeitos de sentidos produzidos naquele contexto, as ideologias e a historicidade. Os recortes do corpus, propagandas eleitorais, nos mostraram, nos fios discursivos analisados, a teatralização que se evidencia na política midiática e que transforma a campanha eleitoral em espetáculo. Assim, constatamos que a política, e os políticos filiados a ela, se concentram em procurar ‘derrubar’ o candidato concorrente, mesmo que por meio das mais escusas acusações verbais. A mídia, portanto, retrata as ideologias distintamente, de acordo com cada suporte midiático, num jogo de interesses, que tem como propósito, supostamente, ajudar a sociedade a votar com consciência, usando magnificamente a arte da persuasão.Palavras-chave: discurso político; ideologia; mídia.
id UNEMAT-1_054ab55512e9ed3ab079a3965367ccab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9198
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídiaO presente artigo aborda sobre a mídia, que ocupa um papel central nas relações entre os campos sociais e políticos na atualidade. Pela importância que a mídia e a política possuem para a sociedade, este estudo apresenta uma análise discursiva, de fatos discursivos da campanha eleitoral de 2010, realizada pelos dois maiores partidos concorrentes, PSDB e PT. Para tanto, verificamos, essencialmente, os efeitos de sentidos produzidos naquele contexto, as ideologias e a historicidade. Os recortes do corpus, propagandas eleitorais, nos mostraram, nos fios discursivos analisados, a teatralização que se evidencia na política midiática e que transforma a campanha eleitoral em espetáculo. Assim, constatamos que a política, e os políticos filiados a ela, se concentram em procurar ‘derrubar’ o candidato concorrente, mesmo que por meio das mais escusas acusações verbais. A mídia, portanto, retrata as ideologias distintamente, de acordo com cada suporte midiático, num jogo de interesses, que tem como propósito, supostamente, ajudar a sociedade a votar com consciência, usando magnificamente a arte da persuasão.Palavras-chave: discurso político; ideologia; mídia.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/919810.30681/reps.v3i1.9198Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 182-1952236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9198/5059Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Hanna Verônica da SilvaPhilippsen, Neusa Inês2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9198Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
title O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
spellingShingle O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
Fernandes, Hanna Verônica da Silva
title_short O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
title_full O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
title_fullStr O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
title_full_unstemmed O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
title_sort O poder da persuasão nos discursos políticos: a ‘realidade’ da mídia
author Fernandes, Hanna Verônica da Silva
author_facet Fernandes, Hanna Verônica da Silva
Philippsen, Neusa Inês
author_role author
author2 Philippsen, Neusa Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Hanna Verônica da Silva
Philippsen, Neusa Inês
description O presente artigo aborda sobre a mídia, que ocupa um papel central nas relações entre os campos sociais e políticos na atualidade. Pela importância que a mídia e a política possuem para a sociedade, este estudo apresenta uma análise discursiva, de fatos discursivos da campanha eleitoral de 2010, realizada pelos dois maiores partidos concorrentes, PSDB e PT. Para tanto, verificamos, essencialmente, os efeitos de sentidos produzidos naquele contexto, as ideologias e a historicidade. Os recortes do corpus, propagandas eleitorais, nos mostraram, nos fios discursivos analisados, a teatralização que se evidencia na política midiática e que transforma a campanha eleitoral em espetáculo. Assim, constatamos que a política, e os políticos filiados a ela, se concentram em procurar ‘derrubar’ o candidato concorrente, mesmo que por meio das mais escusas acusações verbais. A mídia, portanto, retrata as ideologias distintamente, de acordo com cada suporte midiático, num jogo de interesses, que tem como propósito, supostamente, ajudar a sociedade a votar com consciência, usando magnificamente a arte da persuasão.Palavras-chave: discurso político; ideologia; mídia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9198
10.30681/reps.v3i1.9198
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9198
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9198/5059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 182-195
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923307139073