Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9259 |
Resumo: | Este artigo enfatiza a análise e discutição das experiências de pessoas que experenciaram o castigo na escola e refletir as relações de vivências que tiveram na escolarização, considerando o século XX. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Sinop, devido à sua condição de cidade de colonização e ter pessoas de vários estados brasileiro, situação que facilitou o desenvolvimento do trabalho. Os objetivos da pesquisa foram compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como elas se sentiam diante dos castigos e analisar as relações existentes entre o castigo e as práticas educativas no processo contraditório capital e trabalho. A pesquisa é qualitativa sobre orientação da metodologia da história oral, de cunho marxista para apreender as relações sociais e históricas estabelecidas pelos sujeitos. O roteiro desta foi composto por entrevista semiestruturada, seguido de um roteiro com quinze perguntas, com oito com pessoas de diferente grau de escolaridade, da zona rural da zona urbana. O resultado da pesquisa aponta que os sujeitos envolvidos possuem experiências que os afligem e está fortemente presente em suas memórias: a educação sustentada no castigo. A sociedade está marcada por desigualdades e opressões legadas de outrora e que estão nas memórias dos colaboradores, seres que vivem em uma sociedade individualista e exclusiva. A educação humanizada e de reconhecimento humano não é possível enquanto o humano viver sob a égide do capital.Palavras-chave: educação; ensino; castigo; história oral. |
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Ensino e castigo na sala de aula da educação: revisitando a históriaEste artigo enfatiza a análise e discutição das experiências de pessoas que experenciaram o castigo na escola e refletir as relações de vivências que tiveram na escolarização, considerando o século XX. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Sinop, devido à sua condição de cidade de colonização e ter pessoas de vários estados brasileiro, situação que facilitou o desenvolvimento do trabalho. Os objetivos da pesquisa foram compreender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como elas se sentiam diante dos castigos e analisar as relações existentes entre o castigo e as práticas educativas no processo contraditório capital e trabalho. A pesquisa é qualitativa sobre orientação da metodologia da história oral, de cunho marxista para apreender as relações sociais e históricas estabelecidas pelos sujeitos. O roteiro desta foi composto por entrevista semiestruturada, seguido de um roteiro com quinze perguntas, com oito com pessoas de diferente grau de escolaridade, da zona rural da zona urbana. O resultado da pesquisa aponta que os sujeitos envolvidos possuem experiências que os afligem e está fortemente presente em suas memórias: a educação sustentada no castigo. A sociedade está marcada por desigualdades e opressões legadas de outrora e que estão nas memórias dos colaboradores, seres que vivem em uma sociedade individualista e exclusiva. A educação humanizada e de reconhecimento humano não é possível enquanto o humano viver sob a égide do capital.Palavras-chave: educação; ensino; castigo; história oral.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/925910.30681/reps.v3i2.9259Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 192-2012236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9259/5095Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mercina BarbosaCunha, Marion Machado2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9259Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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