Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Cerli Terezinha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Seganfredo Santos, Leandra Ines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302
Resumo: Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.
id UNEMAT-1_0d832de956343bd72dce3e7c68d10a47
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9302
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógicaEste artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/930210.30681/reps.v3i3.9302Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 24-322236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302/5234Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Cerli TerezinhaSeganfredo Santos, Leandra Ines2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9302Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
title Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
spellingShingle Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
Quadros, Cerli Terezinha
title_short Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
title_full Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
title_fullStr Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
title_full_unstemmed Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
title_sort Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
author Quadros, Cerli Terezinha
author_facet Quadros, Cerli Terezinha
Seganfredo Santos, Leandra Ines
author_role author
author2 Seganfredo Santos, Leandra Ines
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Cerli Terezinha
Seganfredo Santos, Leandra Ines
description Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302
10.30681/reps.v3i3.9302
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302/5234
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 24-32
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923723423744