Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302 |
Resumo: | Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso. |
id |
UNEMAT-1_0d832de956343bd72dce3e7c68d10a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9302 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógicaEste artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/930210.30681/reps.v3i3.9302Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 24-322236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302/5234Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Cerli TerezinhaSeganfredo Santos, Leandra Ines2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9302Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
title |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
spellingShingle |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica Quadros, Cerli Terezinha |
title_short |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
title_full |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
title_fullStr |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
title_sort |
Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica |
author |
Quadros, Cerli Terezinha |
author_facet |
Quadros, Cerli Terezinha Seganfredo Santos, Leandra Ines |
author_role |
author |
author2 |
Seganfredo Santos, Leandra Ines |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Cerli Terezinha Seganfredo Santos, Leandra Ines |
description |
Este artigo discute a Arte em que objetivou-se diagnosticar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas nesta área de conhecimento com uma turma do Pré I composta por crianças de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos. A pesquisa é um Estudo de Caso e descreve as concepções de Arte e seu ensino de acordo com a visão da professora da turma e da coordenadora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Sinop, MT. Verifica-se as práticas e as metodologias utilizadas pelos professores no contexto investigado. Os resultados mostram que nesta instituição de educação infantil os professores oportunizam atividades artísticas diversificadas e uso de diferentes materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Palavras-chave: educação; educação infantil; concepções de arte; práticas pedagógicas; estudo de caso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302 10.30681/reps.v3i3.9302 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i3.9302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9302/5234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 24-32 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923723423744 |