Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugnera, Elisangela Dias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Maria Angélica Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672
Resumo: Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.
id UNEMAT-1_11140db4b90f214b17f54df4c0ba5591
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10672
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemiaInclusãoTecnologia assistivaEnsino remotoApresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1067210.30681/reps.v14i2.10672Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 408-4232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672/7734Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrugnera, Elisangela DiasDias, Maria Angélica Dornelles2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10672Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
title Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
Brugnera, Elisangela Dias
Inclusão
Tecnologia assistiva
Ensino remoto
title_short Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
title_full Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
title_sort Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
author Brugnera, Elisangela Dias
author_facet Brugnera, Elisangela Dias
Dias, Maria Angélica Dornelles
author_role author
author2 Dias, Maria Angélica Dornelles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugnera, Elisangela Dias
Dias, Maria Angélica Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Tecnologia assistiva
Ensino remoto
topic Inclusão
Tecnologia assistiva
Ensino remoto
description Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672
10.30681/reps.v14i2.10672
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.10672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672/7734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 408-423
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927665020928