Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672 |
Resumo: | Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico. |
id |
UNEMAT-1_11140db4b90f214b17f54df4c0ba5591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10672 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemiaInclusãoTecnologia assistivaEnsino remotoApresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1067210.30681/reps.v14i2.10672Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 408-4232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672/7734Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrugnera, Elisangela DiasDias, Maria Angélica Dornelles2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10672Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
title |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia Brugnera, Elisangela Dias Inclusão Tecnologia assistiva Ensino remoto |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
title_sort |
Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop:: percepção da educação em tempos de pandemia |
author |
Brugnera, Elisangela Dias |
author_facet |
Brugnera, Elisangela Dias Dias, Maria Angélica Dornelles |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria Angélica Dornelles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugnera, Elisangela Dias Dias, Maria Angélica Dornelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Tecnologia assistiva Ensino remoto |
topic |
Inclusão Tecnologia assistiva Ensino remoto |
description |
Apresentamos resultados de pesquisa realizada com acadêmicos com deficiência, síndromes e outras especificidades da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, campus universitário de Sinop/ MT em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania - ECTeC, com objetivo de identificar o acesso e uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em cenário de pandemia do Corona Vírus (COVID-19), apontar possibilidades e dificuldades encontradas, avaliar se o aporte dos recursos tecnológicos supriam a presença física do professor neste processo. Participaram do estudo doze acadêmicos com deficiência, síndromes ou especificidades através de questionário no Google Forms. Os resultados apontaram que há a necessidade de acompanhamento dos acadêmicos dos cursos nas disciplinas, assim como promover cursos de capacitação, informação e orientação para os professores sobre educação inclusiva e educação especial. A disponibilidade de ferramentas tecnológicas não supre a presença do professor para mediar o processo ensino/aprendizagem, orientar e acompanhar o acadêmico para efetivar sua inclusão no Ensino Superior. É fundamental a instituição e o professor conhecerem a situação socioeconômica dos acadêmicos com deficiência para concessão de cota para acesso a serviço de internet para uso no ambiente institucional e doméstico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672 10.30681/reps.v14i2.10672 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i2.10672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10672/7734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 408-423 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927665020928 |