O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8949 |
Resumo: | Neste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem. |
id |
UNEMAT-1_1611cd1da3ab70dd05dfc329b8278e43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8949 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantilNeste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/894910.30681/reps.v2i1.8949Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 148-1582236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8949/5785Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jacileide de ArrudaZoia, Alceu2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8949Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
title |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil Sousa, Jacileide de Arruda |
title_short |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
title_full |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil |
author |
Sousa, Jacileide de Arruda |
author_facet |
Sousa, Jacileide de Arruda Zoia, Alceu |
author_role |
author |
author2 |
Zoia, Alceu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jacileide de Arruda Zoia, Alceu |
description |
Neste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8949 10.30681/reps.v2i1.8949 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8949 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8949/5785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 148-158 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922756636672 |