A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Adriana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias, Maria Angélica Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9310
Resumo: Este artigo, discute como é a alfabetização da criança com Síndrome de Down no Ensino Fundamental da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus na cidade de Sinop-MT. O objetivo foi investigativo para conhecer quais metodologias são usadas por professores na alfabetização da criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi estudo de caso, utilizaram-se como ferramentas para a coleta de dados, a observação e o questionário semiestruturado. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar o processo de inclusão/alfabetização do aluno Down, meios didáticos e, avaliação que os considere dentro de suas limitações. Palavra-chave: educação; educação especial; alfabetização; criança com Síndrome de Down; estudo de caso. 
id UNEMAT-1_1ddb70fd4c54727efc236cdc80fe4351
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9310
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A alfabetização da criança especial com Síndrome de DownEste artigo, discute como é a alfabetização da criança com Síndrome de Down no Ensino Fundamental da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus na cidade de Sinop-MT. O objetivo foi investigativo para conhecer quais metodologias são usadas por professores na alfabetização da criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi estudo de caso, utilizaram-se como ferramentas para a coleta de dados, a observação e o questionário semiestruturado. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar o processo de inclusão/alfabetização do aluno Down, meios didáticos e, avaliação que os considere dentro de suas limitações. Palavra-chave: educação; educação especial; alfabetização; criança com Síndrome de Down; estudo de caso. Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/931010.30681/reps.v3i3.9310Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 16-232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9310/5233Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, AdrianaDias, Maria Angélica Dornelles2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9310Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
title A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
spellingShingle A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
Pacheco, Adriana
title_short A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
title_full A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
title_fullStr A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
title_full_unstemmed A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
title_sort A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
author Pacheco, Adriana
author_facet Pacheco, Adriana
Dias, Maria Angélica Dornelles
author_role author
author2 Dias, Maria Angélica Dornelles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Adriana
Dias, Maria Angélica Dornelles
description Este artigo, discute como é a alfabetização da criança com Síndrome de Down no Ensino Fundamental da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus na cidade de Sinop-MT. O objetivo foi investigativo para conhecer quais metodologias são usadas por professores na alfabetização da criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi estudo de caso, utilizaram-se como ferramentas para a coleta de dados, a observação e o questionário semiestruturado. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar o processo de inclusão/alfabetização do aluno Down, meios didáticos e, avaliação que os considere dentro de suas limitações. Palavra-chave: educação; educação especial; alfabetização; criança com Síndrome de Down; estudo de caso. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9310
10.30681/reps.v3i3.9310
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9310
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9310/5233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 16-23
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923731812352