Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785 |
Resumo: | Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso. |
id |
UNEMAT-1_219ada22e26193d0e8366145477abc8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9785 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentesEste estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978510.30681/reps.v7i2.9785Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 680-7042236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785/6129Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Aline SilvaRosa, Russel Teresinha Dutra da2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9785Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
title |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
spellingShingle |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes Maciel, Aline Silva |
title_short |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
title_full |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
title_fullStr |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
title_full_unstemmed |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
title_sort |
Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes |
author |
Maciel, Aline Silva |
author_facet |
Maciel, Aline Silva Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Aline Silva Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
description |
Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785 10.30681/reps.v7i2.9785 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785/6129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 680-704 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925687406592 |