Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Aline Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785
Resumo: Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso.
id UNEMAT-1_219ada22e26193d0e8366145477abc8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9785
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentesEste estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978510.30681/reps.v7i2.9785Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 680-7042236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785/6129Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Aline SilvaRosa, Russel Teresinha Dutra da2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9785Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
title Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
spellingShingle Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
Maciel, Aline Silva
title_short Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
title_full Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
title_fullStr Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
title_full_unstemmed Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
title_sort Estágio de docência em biologia: relatos de experiências e constituição de identidades docentes
author Maciel, Aline Silva
author_facet Maciel, Aline Silva
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
author_role author
author2 Rosa, Russel Teresinha Dutra da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Aline Silva
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
description Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia. Palavras-chave: identidade docente; formação de professores de biologia; estágio docente; diário; análise de discurso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785
10.30681/reps.v7i2.9785
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9785/6129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 680-704
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925687406592