Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivone Cella da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9890
Resumo: A proposição desta edição da Revista Eventos Pedagógicos apresenta a discussão acerca da educação do campo, “pois as coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul - Que nem criança que você olha de ave. Um olhar de ave, um olhar de azul é um simples olhar com mais atenção”. Assim, compartilhamos com os leitores e as leitoras a entrevista com a professora Ilma Ferreira Machado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua exemplar trajetória profissional na Educação Superior inclui papéis como professora do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo da UNEMAT/Sinop, do Curso de Pedagogia e de Mestrado em Educação da UNEMAT/Cáceres e como Reitora  da instituição. Com dedicação e militância pelas causas dos Movimentos Sociais, coordena o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e Fortalecimento Científico-Tecnológico da Juventude Camponesa do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes - Mirassol Do Oeste – MT” e o Projeto de Extensão “Educação do Campo: currículo, formação de professores, docência e pedagogia da alternância”. No intuito de contribuir, dada a vasta experiência em educação, atua como membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Educação/UNEMAT. Seus estudos também abordam os temas: projeto político pedagógico; avaliação-ensino, avaliação processual; organização do trabalho pedagógico, educação do campo, educação e trabalho coletivo e a educação dos trabalhadores rurais. Com alegria, agradecemos pela oportunidade em entrevistá-la, ressaltando que aceitou prontamente o desafio de apresentar e discutir acerca de suas percepções e evidenciar os avanços e necessidades educacionais das populações que vivem, trabalham e estudam no meio rural. Nesta entrevista, a professora Ilma enfatizou que a atual conjuntura política e educacional brasileira se apresenta de forma obscura no que se refere à garantia dos direitos constitucionais. No entanto, faz-se necessária a participação dos educadores em mobilizações políticas locais e nacionais que visem a defesa dos direitos sociais e do serviço público e o importante papel da universidade neste contexto.Compartilhamos as impressões que a renomada professora apresenta e destacamos sua luta pelo acesso à educação pública, de qualidade, como direito de todos.
id UNEMAT-1_2da081f59cac57ebff86feb2d65f2308
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9890
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira MachadoA proposição desta edição da Revista Eventos Pedagógicos apresenta a discussão acerca da educação do campo, “pois as coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul - Que nem criança que você olha de ave. Um olhar de ave, um olhar de azul é um simples olhar com mais atenção”. Assim, compartilhamos com os leitores e as leitoras a entrevista com a professora Ilma Ferreira Machado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua exemplar trajetória profissional na Educação Superior inclui papéis como professora do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo da UNEMAT/Sinop, do Curso de Pedagogia e de Mestrado em Educação da UNEMAT/Cáceres e como Reitora  da instituição. Com dedicação e militância pelas causas dos Movimentos Sociais, coordena o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e Fortalecimento Científico-Tecnológico da Juventude Camponesa do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes - Mirassol Do Oeste – MT” e o Projeto de Extensão “Educação do Campo: currículo, formação de professores, docência e pedagogia da alternância”. No intuito de contribuir, dada a vasta experiência em educação, atua como membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Educação/UNEMAT. Seus estudos também abordam os temas: projeto político pedagógico; avaliação-ensino, avaliação processual; organização do trabalho pedagógico, educação do campo, educação e trabalho coletivo e a educação dos trabalhadores rurais. Com alegria, agradecemos pela oportunidade em entrevistá-la, ressaltando que aceitou prontamente o desafio de apresentar e discutir acerca de suas percepções e evidenciar os avanços e necessidades educacionais das populações que vivem, trabalham e estudam no meio rural. Nesta entrevista, a professora Ilma enfatizou que a atual conjuntura política e educacional brasileira se apresenta de forma obscura no que se refere à garantia dos direitos constitucionais. No entanto, faz-se necessária a participação dos educadores em mobilizações políticas locais e nacionais que visem a defesa dos direitos sociais e do serviço público e o importante papel da universidade neste contexto.Compartilhamos as impressões que a renomada professora apresenta e destacamos sua luta pelo acesso à educação pública, de qualidade, como direito de todos.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/989010.30681/reps.v7i3.9890Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1630-16402236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9890/6249Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ivone Cella da2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9890Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
title Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
spellingShingle Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
Silva, Ivone Cella da
title_short Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
title_full Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
title_fullStr Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
title_full_unstemmed Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
title_sort Saberes e experiências na escola do campo - Uma entrevista com Ilma Ferreira Machado
author Silva, Ivone Cella da
author_facet Silva, Ivone Cella da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivone Cella da
description A proposição desta edição da Revista Eventos Pedagógicos apresenta a discussão acerca da educação do campo, “pois as coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis: Elas desejam ser olhadas de azul - Que nem criança que você olha de ave. Um olhar de ave, um olhar de azul é um simples olhar com mais atenção”. Assim, compartilhamos com os leitores e as leitoras a entrevista com a professora Ilma Ferreira Machado da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua exemplar trajetória profissional na Educação Superior inclui papéis como professora do Curso de Pedagogia Para Educadores do Campo da UNEMAT/Sinop, do Curso de Pedagogia e de Mestrado em Educação da UNEMAT/Cáceres e como Reitora  da instituição. Com dedicação e militância pelas causas dos Movimentos Sociais, coordena o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e Fortalecimento Científico-Tecnológico da Juventude Camponesa do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Cristina no Assentamento Roseli Nunes - Mirassol Do Oeste – MT” e o Projeto de Extensão “Educação do Campo: currículo, formação de professores, docência e pedagogia da alternância”. No intuito de contribuir, dada a vasta experiência em educação, atua como membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Educação/UNEMAT. Seus estudos também abordam os temas: projeto político pedagógico; avaliação-ensino, avaliação processual; organização do trabalho pedagógico, educação do campo, educação e trabalho coletivo e a educação dos trabalhadores rurais. Com alegria, agradecemos pela oportunidade em entrevistá-la, ressaltando que aceitou prontamente o desafio de apresentar e discutir acerca de suas percepções e evidenciar os avanços e necessidades educacionais das populações que vivem, trabalham e estudam no meio rural. Nesta entrevista, a professora Ilma enfatizou que a atual conjuntura política e educacional brasileira se apresenta de forma obscura no que se refere à garantia dos direitos constitucionais. No entanto, faz-se necessária a participação dos educadores em mobilizações políticas locais e nacionais que visem a defesa dos direitos sociais e do serviço público e o importante papel da universidade neste contexto.Compartilhamos as impressões que a renomada professora apresenta e destacamos sua luta pelo acesso à educação pública, de qualidade, como direito de todos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9890
10.30681/reps.v7i3.9890
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9890
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9890/6249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1630-1640
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926133051393