Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas. |
id |
UNEMAT-1_37e59b02a7484febef9704db260727f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10505 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturasEducação superiorFormação docenteProfessores de educação superiorDesenvolvimento profissional docenteEste artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1050510.30681/reps.v14i1.10505Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 91-1102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505/7580Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBolzan, Doris Pires VargasPappis, LisianeDewes, Andiara2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10505Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
title |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
spellingShingle |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas Bolzan, Doris Pires Vargas Educação superior Formação docente Professores de educação superior Desenvolvimento profissional docente |
title_short |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
title_full |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
title_fullStr |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
title_full_unstemmed |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
title_sort |
Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas |
author |
Bolzan, Doris Pires Vargas |
author_facet |
Bolzan, Doris Pires Vargas Pappis, Lisiane Dewes, Andiara |
author_role |
author |
author2 |
Pappis, Lisiane Dewes, Andiara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzan, Doris Pires Vargas Pappis, Lisiane Dewes, Andiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Formação docente Professores de educação superior Desenvolvimento profissional docente |
topic |
Educação superior Formação docente Professores de educação superior Desenvolvimento profissional docente |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505 10.30681/reps.v14i1.10505 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i1.10505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505/7580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 91-110 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927632515072 |