Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Doris Pires Vargas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pappis, Lisiane, Dewes, Andiara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.
id UNEMAT-1_37e59b02a7484febef9704db260727f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10505
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturasEducação superiorFormação docenteProfessores de educação superiorDesenvolvimento profissional docenteEste artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1050510.30681/reps.v14i1.10505Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 91-1102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505/7580Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBolzan, Doris Pires VargasPappis, LisianeDewes, Andiara2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10505Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
title Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
spellingShingle Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
Bolzan, Doris Pires Vargas
Educação superior
Formação docente
Professores de educação superior
Desenvolvimento profissional docente
title_short Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
title_full Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
title_fullStr Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
title_full_unstemmed Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
title_sort Docências e contextos emergentes:: arquitetônicas e processos formativos nas licenciaturas
author Bolzan, Doris Pires Vargas
author_facet Bolzan, Doris Pires Vargas
Pappis, Lisiane
Dewes, Andiara
author_role author
author2 Pappis, Lisiane
Dewes, Andiara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Doris Pires Vargas
Pappis, Lisiane
Dewes, Andiara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Formação docente
Professores de educação superior
Desenvolvimento profissional docente
topic Educação superior
Formação docente
Professores de educação superior
Desenvolvimento profissional docente
description Este artigo tem como objetivo problematizar como as docências são construídas em contextos emergentes a partir das arquitetônicas e dos processos formativos vivenciados. A abordagem investigativa adotada é a narrativa sociocultural. O contexto de investigação são cursos de licenciatura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas e do Centro de Educação, de uma universidade federal e os sujeitos são professores desses cursos. Como resultado, evidenciam-se os processos de constituição das docências universitárias dos professores formadores nas licenciaturas e os contextos emergentes que repercutem nas múltiplas docências e nas arquitetônicas formativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505
10.30681/reps.v14i1.10505
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i1.10505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10505/7580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 91-110
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927632515072