O jogo e a brincadeira na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Josilene Camila
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alexandre, Ivone Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
DOI: 10.30681/reps.v2i1.8950
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950
Resumo: O jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras.
id UNEMAT-1_3e4070ed40b827d4a3714874fc8e0aa6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8950
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
spelling O jogo e a brincadeira na educação infantilO jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895010.30681/reps.v2i1.8950Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 159-1682236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950/5786Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Josilene CamilaAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8950Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e a brincadeira na educação infantil
title O jogo e a brincadeira na educação infantil
spellingShingle O jogo e a brincadeira na educação infantil
O jogo e a brincadeira na educação infantil
Amorim, Josilene Camila
Amorim, Josilene Camila
title_short O jogo e a brincadeira na educação infantil
title_full O jogo e a brincadeira na educação infantil
title_fullStr O jogo e a brincadeira na educação infantil
O jogo e a brincadeira na educação infantil
title_full_unstemmed O jogo e a brincadeira na educação infantil
O jogo e a brincadeira na educação infantil
title_sort O jogo e a brincadeira na educação infantil
author Amorim, Josilene Camila
author_facet Amorim, Josilene Camila
Amorim, Josilene Camila
Alexandre, Ivone Jesus
Alexandre, Ivone Jesus
author_role author
author2 Alexandre, Ivone Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Josilene Camila
Alexandre, Ivone Jesus
description O jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950
10.30681/reps.v2i1.8950
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950/5786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 159-168
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1822181607519289344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8950