O jogo e a brincadeira na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
DOI: | 10.30681/reps.v2i1.8950 |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950 |
Resumo: | O jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras. |
id |
UNEMAT-1_3e4070ed40b827d4a3714874fc8e0aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8950 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
spelling |
O jogo e a brincadeira na educação infantilO jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895010.30681/reps.v2i1.8950Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 159-1682236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950/5786Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Josilene CamilaAlexandre, Ivone Jesus2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8950Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e a brincadeira na educação infantil |
title |
O jogo e a brincadeira na educação infantil |
spellingShingle |
O jogo e a brincadeira na educação infantil O jogo e a brincadeira na educação infantil Amorim, Josilene Camila Amorim, Josilene Camila |
title_short |
O jogo e a brincadeira na educação infantil |
title_full |
O jogo e a brincadeira na educação infantil |
title_fullStr |
O jogo e a brincadeira na educação infantil O jogo e a brincadeira na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O jogo e a brincadeira na educação infantil O jogo e a brincadeira na educação infantil |
title_sort |
O jogo e a brincadeira na educação infantil |
author |
Amorim, Josilene Camila |
author_facet |
Amorim, Josilene Camila Amorim, Josilene Camila Alexandre, Ivone Jesus Alexandre, Ivone Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Alexandre, Ivone Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Josilene Camila Alexandre, Ivone Jesus |
description |
O jogo e a brincadeira na Educação Infantil são aplicados desde os tempos mais remotos da nossa história e até hoje são aplicados na educação escolar com o propósito de desenvolver o caráter da criança. Este artigo tem por finalidade relatar como os jogos e brincadeiras são utilizadas naaprendizagem dos alunos do pré II de um Centro Municipal de Educação Infantil em Sinop. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu no estudo de caso com ênfase em pesquisa de cunho qualitativa, e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras, e observação livre da prática pedagógica e do espaço físico da escola. Os principais autores que embasaram minha pesquisa foram: Augusto N. S. Triviños, Daniil B. Elkonin, Gilles Brougère, Gilberto Vieira Cotrim, Jean Chateau, Paulo, Menga Ludke e Marli E. D. A André, Nunes Almeida, Philippe Ariès, TizukoMorchida Kishimoto e também o Plano Nacional de Educação. Os resultados desta pesquisa apontaram que os professores sabem como os jogos e brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o desenvolvimento físico, social, intelectual e motor da criança, e usam diariamente para a construção do conhecimento das crianças da educação infantil, sendo que um dia da semana é reservado especialmente para o brincar livre que favorece o desenvolvimento da imaginação, da criatividade a invenção, a reinvenção de regras.Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos e brincadeiras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950 10.30681/reps.v2i1.8950 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8950/5786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 159-168 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1822181607519289344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8950 |