Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hochmann, Edília
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Evangelista, Celma Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323
Resumo: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a Indisciplina em sala de aula. Neste sentido fizemos o seguinte questionamento: Como os professores do Ensino Fundamental concebem e lidam com a indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da matemática?  Para encontrarmos as respostas desejadas elencamos os seguintes objetivos: Identificar quais os comportamentos considerados como ‘indisciplinados’ pelos professores; Constatar quais são as formas de lidar com a indisciplina e verificar quais as dificuldades apresentadas pelos professores para lidar com a indisciplina no contexto da sala de aula de matemática; Enumerar as possíveis causas da indisciplina apontadas pelos regentes em questão e se eles as consideram importantes para lidar com a mesma. Adotamos a pesquisa de cunho qualitativa, em particular, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram observações em sala de aula dos professores e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender os conceitos de (in)disciplina, abordadas por estudiosos do tema, recorremos aos seguintes autores: Celso dos Santos Vasconcellos, Julio Groppa Aquino e Rita Melissa Lepre. A partir dos dados coletados e da revisão da literatura realizada podemos dizer que independente da disciplina lecionada os alunos apresentaram comportamento indisciplinado e que os professores devem estar preparados para lidar com essas dificuldades, pois a indisciplina se manifesta com freqüência em sala de aula.Palavras-chave: matemática; educação matemática; professores; disciplina; indisciplina.
id UNEMAT-1_533df561a2c84c6c90374eb57ecf4575
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9323
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemáticaEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a Indisciplina em sala de aula. Neste sentido fizemos o seguinte questionamento: Como os professores do Ensino Fundamental concebem e lidam com a indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da matemática?  Para encontrarmos as respostas desejadas elencamos os seguintes objetivos: Identificar quais os comportamentos considerados como ‘indisciplinados’ pelos professores; Constatar quais são as formas de lidar com a indisciplina e verificar quais as dificuldades apresentadas pelos professores para lidar com a indisciplina no contexto da sala de aula de matemática; Enumerar as possíveis causas da indisciplina apontadas pelos regentes em questão e se eles as consideram importantes para lidar com a mesma. Adotamos a pesquisa de cunho qualitativa, em particular, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram observações em sala de aula dos professores e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender os conceitos de (in)disciplina, abordadas por estudiosos do tema, recorremos aos seguintes autores: Celso dos Santos Vasconcellos, Julio Groppa Aquino e Rita Melissa Lepre. A partir dos dados coletados e da revisão da literatura realizada podemos dizer que independente da disciplina lecionada os alunos apresentaram comportamento indisciplinado e que os professores devem estar preparados para lidar com essas dificuldades, pois a indisciplina se manifesta com freqüência em sala de aula.Palavras-chave: matemática; educação matemática; professores; disciplina; indisciplina.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/932310.30681/reps.v3i3.9323Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 270-2832236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323/5254Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHochmann, EdíliaEvangelista, Celma Ramos2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9323Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
title Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
spellingShingle Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
Hochmann, Edília
title_short Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
title_full Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
title_fullStr Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
title_full_unstemmed Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
title_sort Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática
author Hochmann, Edília
author_facet Hochmann, Edília
Evangelista, Celma Ramos
author_role author
author2 Evangelista, Celma Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hochmann, Edília
Evangelista, Celma Ramos
description Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a Indisciplina em sala de aula. Neste sentido fizemos o seguinte questionamento: Como os professores do Ensino Fundamental concebem e lidam com a indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da matemática?  Para encontrarmos as respostas desejadas elencamos os seguintes objetivos: Identificar quais os comportamentos considerados como ‘indisciplinados’ pelos professores; Constatar quais são as formas de lidar com a indisciplina e verificar quais as dificuldades apresentadas pelos professores para lidar com a indisciplina no contexto da sala de aula de matemática; Enumerar as possíveis causas da indisciplina apontadas pelos regentes em questão e se eles as consideram importantes para lidar com a mesma. Adotamos a pesquisa de cunho qualitativa, em particular, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram observações em sala de aula dos professores e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender os conceitos de (in)disciplina, abordadas por estudiosos do tema, recorremos aos seguintes autores: Celso dos Santos Vasconcellos, Julio Groppa Aquino e Rita Melissa Lepre. A partir dos dados coletados e da revisão da literatura realizada podemos dizer que independente da disciplina lecionada os alunos apresentaram comportamento indisciplinado e que os professores devem estar preparados para lidar com essas dificuldades, pois a indisciplina se manifesta com freqüência em sala de aula.Palavras-chave: matemática; educação matemática; professores; disciplina; indisciplina.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323
10.30681/reps.v3i3.9323
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9323/5254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 270-283
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923747540992