Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Iracema de Almeida Cardozo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cunha, Marion Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8946
Resumo: No artigo problematizamos a existência da Instituição Escolar Rodrigo Damasceno de Sinop, valendo, principalmente, das vozes de seus sujeitos. Para isso lançamos como inquietação dessa pesquisa a seguinte questão: sob que condição histórica se constituiu a institucionalidade da escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, considerando o processo social, político e cultural da cidade de Sinop de 1992 a 2009? E, como objetivo geral, privilegiamos analisar a historia da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, enfatizando seu desenvolvimento institucional no contexto histórico de Sinop. A metodologia em análise primou em registrar a memória viva, as emoções, as paixões, o olhar, a perspectiva peculiar e os sentimentos de indivíduos, a partir da abordagem qualitativa. Muitas das narrativas obtidas por fontes orais dizem respeito a fatos não registrados por outros tipos de documentos, a fatos cuja documentação se deseja completar ou abordar por ângulos diversos. As vivências do mundo do trabalho escolar, de um tempo que vai se construindo por várias relações objetivas e subjetivas, entre sua necessidade de garantir sua vivência e o tempo que é ditado por uma estrutura social e econômica, que impõe um tempo alheio a vida, nesse caso no tempo das Escolas. O que compreendemos da Escola Rodrigo Damasceno? Sua origem é resultado também da luta por uma educação escolar, como espaço de direito e de fato para os trabalhadores. Compreender o processo histórico de constituição dessa Escola, com vista a contribuir para as pesquisas sobre a história da educação. Palavras-chave: educação; escola; colonização; narrativas.
id UNEMAT-1_5359f3604e3cb708615f88a28120e87d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8946
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?No artigo problematizamos a existência da Instituição Escolar Rodrigo Damasceno de Sinop, valendo, principalmente, das vozes de seus sujeitos. Para isso lançamos como inquietação dessa pesquisa a seguinte questão: sob que condição histórica se constituiu a institucionalidade da escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, considerando o processo social, político e cultural da cidade de Sinop de 1992 a 2009? E, como objetivo geral, privilegiamos analisar a historia da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, enfatizando seu desenvolvimento institucional no contexto histórico de Sinop. A metodologia em análise primou em registrar a memória viva, as emoções, as paixões, o olhar, a perspectiva peculiar e os sentimentos de indivíduos, a partir da abordagem qualitativa. Muitas das narrativas obtidas por fontes orais dizem respeito a fatos não registrados por outros tipos de documentos, a fatos cuja documentação se deseja completar ou abordar por ângulos diversos. As vivências do mundo do trabalho escolar, de um tempo que vai se construindo por várias relações objetivas e subjetivas, entre sua necessidade de garantir sua vivência e o tempo que é ditado por uma estrutura social e econômica, que impõe um tempo alheio a vida, nesse caso no tempo das Escolas. O que compreendemos da Escola Rodrigo Damasceno? Sua origem é resultado também da luta por uma educação escolar, como espaço de direito e de fato para os trabalhadores. Compreender o processo histórico de constituição dessa Escola, com vista a contribuir para as pesquisas sobre a história da educação. Palavras-chave: educação; escola; colonização; narrativas.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/894610.30681/reps.v2i1.8946Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 121-1302236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8946/5782Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno, Iracema de Almeida CardozoCunha, Marion Machado2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8946Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
title Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
spellingShingle Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
Damasceno, Iracema de Almeida Cardozo
title_short Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
title_full Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
title_fullStr Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
title_full_unstemmed Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
title_sort Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?
author Damasceno, Iracema de Almeida Cardozo
author_facet Damasceno, Iracema de Almeida Cardozo
Cunha, Marion Machado
author_role author
author2 Cunha, Marion Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Iracema de Almeida Cardozo
Cunha, Marion Machado
description No artigo problematizamos a existência da Instituição Escolar Rodrigo Damasceno de Sinop, valendo, principalmente, das vozes de seus sujeitos. Para isso lançamos como inquietação dessa pesquisa a seguinte questão: sob que condição histórica se constituiu a institucionalidade da escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, considerando o processo social, político e cultural da cidade de Sinop de 1992 a 2009? E, como objetivo geral, privilegiamos analisar a historia da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, enfatizando seu desenvolvimento institucional no contexto histórico de Sinop. A metodologia em análise primou em registrar a memória viva, as emoções, as paixões, o olhar, a perspectiva peculiar e os sentimentos de indivíduos, a partir da abordagem qualitativa. Muitas das narrativas obtidas por fontes orais dizem respeito a fatos não registrados por outros tipos de documentos, a fatos cuja documentação se deseja completar ou abordar por ângulos diversos. As vivências do mundo do trabalho escolar, de um tempo que vai se construindo por várias relações objetivas e subjetivas, entre sua necessidade de garantir sua vivência e o tempo que é ditado por uma estrutura social e econômica, que impõe um tempo alheio a vida, nesse caso no tempo das Escolas. O que compreendemos da Escola Rodrigo Damasceno? Sua origem é resultado também da luta por uma educação escolar, como espaço de direito e de fato para os trabalhadores. Compreender o processo histórico de constituição dessa Escola, com vista a contribuir para as pesquisas sobre a história da educação. Palavras-chave: educação; escola; colonização; narrativas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8946
10.30681/reps.v2i1.8946
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8946
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8946/5782
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 121-130
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922752442368