A variação linguística no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9178 |
Resumo: | Partindo das dificuldades enfrentadas no período escolar, como o preconceito ao meu jeito de falar, por exemplo, foi o que nos instigou o interesse em pesquisar sobre o tema supracitado. Sendo assim, na presente pesquisa, propomos apurar de forma bibliográfica as concepções sobre „A variação linguística no ensino de língua portuguesa‟, procurando nos fundamentar teoricamente em alguns autores. Enquanto pesquisa bibliográfica o objetivo pelo qual nos detivemos foi o de definir e/ou mais precisamente aprender sobre as concepções dos linguistas, no que se refere a distinguir o que é variação linguística e erro no ensino de língua portuguesa. Em posse de alguns livros pudemos constatar que o erro, para muitos dos profissionais de língua materna, deve dar lugar ao que José Augusto Carvalho denomina „desvio da norma ou transgressão‟. Ratificando sempre ao educando que há condições de se comunicar através do português padrão, todavia, sendo esta uma opção e não uma imposição. Ao educador cabe conduzir o educando em seu processo de transformação em um poliglota dentro de sua própria língua, possibilitando-lhe escolher a língua funcional adequada a cada momento.Palavras-chave: letras; linguística aplicada; variação linguística; ensino de língua portuguesa; falante de língua portuguesa; Marcos Bagno. |
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A variação linguística no ensino de língua portuguesaPartindo das dificuldades enfrentadas no período escolar, como o preconceito ao meu jeito de falar, por exemplo, foi o que nos instigou o interesse em pesquisar sobre o tema supracitado. Sendo assim, na presente pesquisa, propomos apurar de forma bibliográfica as concepções sobre „A variação linguística no ensino de língua portuguesa‟, procurando nos fundamentar teoricamente em alguns autores. Enquanto pesquisa bibliográfica o objetivo pelo qual nos detivemos foi o de definir e/ou mais precisamente aprender sobre as concepções dos linguistas, no que se refere a distinguir o que é variação linguística e erro no ensino de língua portuguesa. Em posse de alguns livros pudemos constatar que o erro, para muitos dos profissionais de língua materna, deve dar lugar ao que José Augusto Carvalho denomina „desvio da norma ou transgressão‟. Ratificando sempre ao educando que há condições de se comunicar através do português padrão, todavia, sendo esta uma opção e não uma imposição. Ao educador cabe conduzir o educando em seu processo de transformação em um poliglota dentro de sua própria língua, possibilitando-lhe escolher a língua funcional adequada a cada momento.Palavras-chave: letras; linguística aplicada; variação linguística; ensino de língua portuguesa; falante de língua portuguesa; Marcos Bagno. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/917810.30681/reps.v3i1.9178Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 537-5462236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9178/5043Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Rita Cácia de2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9178Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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