Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9793 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades e os desafios encontrados na implementação da política de formação docente para o PROEJA a partir da visão dos professores atuantes no programa. O estudo foi construído com base em quatro eixos de análise: política de formação docente – António Nóvoa, Marcelo Garcia, Bernardete Gatti, Ilma Passos Alencastro Veiga; Cleide Quixadá, Paulo Freire, Oneida Oto Shiroma, Selma Garrido Pimenta–; Educação de Jovens e Adultos – Margarida Machado, Maria Clara Di Pierro, Leôncio Soares–; educação profissional e tecnológica – Maria Ciavatta, Célia Regina Otranto, Dante Moura, Acácia Kuenzer –; racionalidade comunicativa e o agir comunicativo – Jonh Habermas, Catia Piccolo Vieiro Devechi; Armindo Trevisan, José Pedro Boufleuer, Armindo José Longhi e Nadja Prestes, dentre outros autores. Os sujeitos da pesquisa foram os professores atuantes no curso de Técnico em Manutenção e Suporte para Internet, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – campus Luziânia. Por meio da abordagem hermenêutica crítica e reconstrutiva buscou-se compreender o contexto da formação desses professores utilizando a análise documental, o questionário e a entrevista para a produção de dados. Constatou-se a partir da visão dos docentes que a política de formação docente para o PROEJA vem sendo desenvolvida de maneira particular em cada instituição, principalmente no que se refere ao ingresso do professor nos cursos de formação inicial e continuada para trabalhar com jovens e adultos. Verificou-se que muitos professores não conhecem a política ou não tiveram a oportunidade de participar de programas de formação devido a questões pessoais e profissionais. No final do estudo, por meio de releitura dos dados produzidos, apresenta-se possíveis contribuições da teoria do agir comunicativo para a formação dos professores, a fim de discutir a possibilidade de uma comunicação mais ampliada no tratamento da formação dos professores para o PROEJA e no processo de implantação do programa. Portanto, conclui-se que a proposta de formação docente para o PROEJA é ainda uma realidade distante na visão da maioria dos professores, principalmente quando se refere ao acesso e à permanência dos docentes, sendo que boa parte dos professores não apresenta uma formação para atuar no PROEJA. Por outro lado, o estudo aponta a necessidade de valorizarmos, na educação, ações pedagógicas orientadas para uma aprendizagem comunicativa, no sentido da melhor compreensão sobre o assunto. Palavras-chave: política de formação docente; educação profissional; prática pedagógic; PROEJA. |
id |
UNEMAT-1_6f5f0eac0433441e638546bcbbde30a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9793 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativoEsta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades e os desafios encontrados na implementação da política de formação docente para o PROEJA a partir da visão dos professores atuantes no programa. O estudo foi construído com base em quatro eixos de análise: política de formação docente – António Nóvoa, Marcelo Garcia, Bernardete Gatti, Ilma Passos Alencastro Veiga; Cleide Quixadá, Paulo Freire, Oneida Oto Shiroma, Selma Garrido Pimenta–; Educação de Jovens e Adultos – Margarida Machado, Maria Clara Di Pierro, Leôncio Soares–; educação profissional e tecnológica – Maria Ciavatta, Célia Regina Otranto, Dante Moura, Acácia Kuenzer –; racionalidade comunicativa e o agir comunicativo – Jonh Habermas, Catia Piccolo Vieiro Devechi; Armindo Trevisan, José Pedro Boufleuer, Armindo José Longhi e Nadja Prestes, dentre outros autores. Os sujeitos da pesquisa foram os professores atuantes no curso de Técnico em Manutenção e Suporte para Internet, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – campus Luziânia. Por meio da abordagem hermenêutica crítica e reconstrutiva buscou-se compreender o contexto da formação desses professores utilizando a análise documental, o questionário e a entrevista para a produção de dados. Constatou-se a partir da visão dos docentes que a política de formação docente para o PROEJA vem sendo desenvolvida de maneira particular em cada instituição, principalmente no que se refere ao ingresso do professor nos cursos de formação inicial e continuada para trabalhar com jovens e adultos. Verificou-se que muitos professores não conhecem a política ou não tiveram a oportunidade de participar de programas de formação devido a questões pessoais e profissionais. No final do estudo, por meio de releitura dos dados produzidos, apresenta-se possíveis contribuições da teoria do agir comunicativo para a formação dos professores, a fim de discutir a possibilidade de uma comunicação mais ampliada no tratamento da formação dos professores para o PROEJA e no processo de implantação do programa. Portanto, conclui-se que a proposta de formação docente para o PROEJA é ainda uma realidade distante na visão da maioria dos professores, principalmente quando se refere ao acesso e à permanência dos docentes, sendo que boa parte dos professores não apresenta uma formação para atuar no PROEJA. Por outro lado, o estudo aponta a necessidade de valorizarmos, na educação, ações pedagógicas orientadas para uma aprendizagem comunicativa, no sentido da melhor compreensão sobre o assunto. Palavras-chave: política de formação docente; educação profissional; prática pedagógic; PROEJA. Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/979310.30681/reps.v7i2.9793Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 625-6262236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9793/6125Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Sebastião Silva2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9793Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
title |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
spellingShingle |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo Soares, Sebastião Silva |
title_short |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
title_full |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
title_fullStr |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
title_full_unstemmed |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
title_sort |
Compreensões sobre a formação docente no âmbito do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade DE educação de jovens e adultos (PROEJA): do discurso estratégico ao discurso comunicativo |
author |
Soares, Sebastião Silva |
author_facet |
Soares, Sebastião Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sebastião Silva |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades e os desafios encontrados na implementação da política de formação docente para o PROEJA a partir da visão dos professores atuantes no programa. O estudo foi construído com base em quatro eixos de análise: política de formação docente – António Nóvoa, Marcelo Garcia, Bernardete Gatti, Ilma Passos Alencastro Veiga; Cleide Quixadá, Paulo Freire, Oneida Oto Shiroma, Selma Garrido Pimenta–; Educação de Jovens e Adultos – Margarida Machado, Maria Clara Di Pierro, Leôncio Soares–; educação profissional e tecnológica – Maria Ciavatta, Célia Regina Otranto, Dante Moura, Acácia Kuenzer –; racionalidade comunicativa e o agir comunicativo – Jonh Habermas, Catia Piccolo Vieiro Devechi; Armindo Trevisan, José Pedro Boufleuer, Armindo José Longhi e Nadja Prestes, dentre outros autores. Os sujeitos da pesquisa foram os professores atuantes no curso de Técnico em Manutenção e Suporte para Internet, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – campus Luziânia. Por meio da abordagem hermenêutica crítica e reconstrutiva buscou-se compreender o contexto da formação desses professores utilizando a análise documental, o questionário e a entrevista para a produção de dados. Constatou-se a partir da visão dos docentes que a política de formação docente para o PROEJA vem sendo desenvolvida de maneira particular em cada instituição, principalmente no que se refere ao ingresso do professor nos cursos de formação inicial e continuada para trabalhar com jovens e adultos. Verificou-se que muitos professores não conhecem a política ou não tiveram a oportunidade de participar de programas de formação devido a questões pessoais e profissionais. No final do estudo, por meio de releitura dos dados produzidos, apresenta-se possíveis contribuições da teoria do agir comunicativo para a formação dos professores, a fim de discutir a possibilidade de uma comunicação mais ampliada no tratamento da formação dos professores para o PROEJA e no processo de implantação do programa. Portanto, conclui-se que a proposta de formação docente para o PROEJA é ainda uma realidade distante na visão da maioria dos professores, principalmente quando se refere ao acesso e à permanência dos docentes, sendo que boa parte dos professores não apresenta uma formação para atuar no PROEJA. Por outro lado, o estudo aponta a necessidade de valorizarmos, na educação, ações pedagógicas orientadas para uma aprendizagem comunicativa, no sentido da melhor compreensão sobre o assunto. Palavras-chave: política de formação docente; educação profissional; prática pedagógic; PROEJA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9793 10.30681/reps.v7i2.9793 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9793 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9793/6125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 625-626 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925692649472 |