Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leonice Madalena de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Paulo Rogério de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9486
Resumo: Neste estudo examinamos as propostas de leitura feitas em dois livros didáticos de língua inglesa destinados ao ensino médio. Tendo em vista que a estrutura e as atividades de todas as unidades seguem um mesmo script, selecionamos para análise apenas uma unidade de cada livro, concentrando-nos nas seções que abordam a leitura de texto. Nosso objetivo é investigar  as atividades propostas nos dois livros, buscando responder às seguintes questões: Que concepções de linguagem, leitura, aluno e ensino-aprendizagem perpassam o tratamento da leitura pelos autores? As atividades de leitura presentes nestes livros contribuem para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos? A análise do conjunto das atividades de leitura norteia-se pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação francesa e da Linguística Aplicada. Constata-se que as atividades concentram-se na decodificação dos códigos linguísticos, tidos como invólucro para uma mensagem unívoca, em consonância com uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação (decodificação de palavras). As perguntas são fechadas, isto é, não dão margem para que outros sentidos possíveis venham à tona, assim, É necessário problematizar e questionar se as atividades de leitura propostas são realmente atividades de interpretação, a menos que a meta não seja realizar uma educação emancipatória, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira. Palavras-chave: língua inglesa; livro didático; leitura.
id UNEMAT-1_71c82a34ca52628075604a76ee14daa6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9486
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglêsNeste estudo examinamos as propostas de leitura feitas em dois livros didáticos de língua inglesa destinados ao ensino médio. Tendo em vista que a estrutura e as atividades de todas as unidades seguem um mesmo script, selecionamos para análise apenas uma unidade de cada livro, concentrando-nos nas seções que abordam a leitura de texto. Nosso objetivo é investigar  as atividades propostas nos dois livros, buscando responder às seguintes questões: Que concepções de linguagem, leitura, aluno e ensino-aprendizagem perpassam o tratamento da leitura pelos autores? As atividades de leitura presentes nestes livros contribuem para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos? A análise do conjunto das atividades de leitura norteia-se pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação francesa e da Linguística Aplicada. Constata-se que as atividades concentram-se na decodificação dos códigos linguísticos, tidos como invólucro para uma mensagem unívoca, em consonância com uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação (decodificação de palavras). As perguntas são fechadas, isto é, não dão margem para que outros sentidos possíveis venham à tona, assim, É necessário problematizar e questionar se as atividades de leitura propostas são realmente atividades de interpretação, a menos que a meta não seja realizar uma educação emancipatória, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira. Palavras-chave: língua inglesa; livro didático; leitura.Unemat Editora2014-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/948610.30681/reps.v5i1.9486Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 1 (2014): O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos; 91-1102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9486/5523Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leonice Madalena deOliveira, Paulo Rogério de2022-12-27T20:31:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9486Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:31:07Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
title Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
spellingShingle Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
Oliveira, Leonice Madalena de
title_short Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
title_full Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
title_fullStr Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
title_full_unstemmed Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
title_sort Do aspecto linguístico ao discursivo: ensino de leitura em livros didáticos de inglês
author Oliveira, Leonice Madalena de
author_facet Oliveira, Leonice Madalena de
Oliveira, Paulo Rogério de
author_role author
author2 Oliveira, Paulo Rogério de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leonice Madalena de
Oliveira, Paulo Rogério de
description Neste estudo examinamos as propostas de leitura feitas em dois livros didáticos de língua inglesa destinados ao ensino médio. Tendo em vista que a estrutura e as atividades de todas as unidades seguem um mesmo script, selecionamos para análise apenas uma unidade de cada livro, concentrando-nos nas seções que abordam a leitura de texto. Nosso objetivo é investigar  as atividades propostas nos dois livros, buscando responder às seguintes questões: Que concepções de linguagem, leitura, aluno e ensino-aprendizagem perpassam o tratamento da leitura pelos autores? As atividades de leitura presentes nestes livros contribuem para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos? A análise do conjunto das atividades de leitura norteia-se pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação francesa e da Linguística Aplicada. Constata-se que as atividades concentram-se na decodificação dos códigos linguísticos, tidos como invólucro para uma mensagem unívoca, em consonância com uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação (decodificação de palavras). As perguntas são fechadas, isto é, não dão margem para que outros sentidos possíveis venham à tona, assim, É necessário problematizar e questionar se as atividades de leitura propostas são realmente atividades de interpretação, a menos que a meta não seja realizar uma educação emancipatória, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira. Palavras-chave: língua inglesa; livro didático; leitura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9486
10.30681/reps.v5i1.9486
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9486
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i1.9486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9486/5523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 1 (2014): O professor de inglês da escola pública como criador-de-sentidos; 91-110
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924604227584