Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazetti, Elisete Medianeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Simone Becher Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9779
Resumo: Este texto problematiza a formação do professor de filosofia em curso de licenciatura e no espaço da escola, quando em situação de estágio e, mais tarde, como professor iniciante. Destaca-se a importância dos conhecimentos disciplinares de caráter específico, das ciências da educação e da didática, mas em correlação com os saberes que são aprendidos no espaço da escola, quando do enfrentamento de situações práticas. Chama-se a atenção para o fato de que o impacto dos saberes/disciplinas apreendidos na formação inicial será menor nas práticas docentes do professor de filosofia se não for constituído, por ele, um processo de reflexão sobre sua trajetória escolar, sobre suas representações de escola e de professor, uma vez que estas permanecem fortes e sustentadoras de suas ações ao longo de sua formação inicial. Ao final enfatizamos a importância da formação ser assumida também como auto formação, ou seja, como possibilidade de pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos como professores e sobre que tempo presente é este em que nos situamos. Palavras-chave: formação de professores; curso de licenciatura; saberes docentes; ensino de filosofia.
id UNEMAT-1_7a1750d87c2a2f424cd381f1e47b24be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9779
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazerEste texto problematiza a formação do professor de filosofia em curso de licenciatura e no espaço da escola, quando em situação de estágio e, mais tarde, como professor iniciante. Destaca-se a importância dos conhecimentos disciplinares de caráter específico, das ciências da educação e da didática, mas em correlação com os saberes que são aprendidos no espaço da escola, quando do enfrentamento de situações práticas. Chama-se a atenção para o fato de que o impacto dos saberes/disciplinas apreendidos na formação inicial será menor nas práticas docentes do professor de filosofia se não for constituído, por ele, um processo de reflexão sobre sua trajetória escolar, sobre suas representações de escola e de professor, uma vez que estas permanecem fortes e sustentadoras de suas ações ao longo de sua formação inicial. Ao final enfatizamos a importância da formação ser assumida também como auto formação, ou seja, como possibilidade de pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos como professores e sobre que tempo presente é este em que nos situamos. Palavras-chave: formação de professores; curso de licenciatura; saberes docentes; ensino de filosofia.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/977910.30681/reps.v7i2.9779Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 744-7582236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9779/6132Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTomazetti, Elisete MedianeiraMoraes, Simone Becher Araujo2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9779Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
title Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
spellingShingle Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
Tomazetti, Elisete Medianeira
title_short Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
title_full Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
title_fullStr Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
title_full_unstemmed Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
title_sort Formação do professor de filosofia: entre o saber e o fazer
author Tomazetti, Elisete Medianeira
author_facet Tomazetti, Elisete Medianeira
Moraes, Simone Becher Araujo
author_role author
author2 Moraes, Simone Becher Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazetti, Elisete Medianeira
Moraes, Simone Becher Araujo
description Este texto problematiza a formação do professor de filosofia em curso de licenciatura e no espaço da escola, quando em situação de estágio e, mais tarde, como professor iniciante. Destaca-se a importância dos conhecimentos disciplinares de caráter específico, das ciências da educação e da didática, mas em correlação com os saberes que são aprendidos no espaço da escola, quando do enfrentamento de situações práticas. Chama-se a atenção para o fato de que o impacto dos saberes/disciplinas apreendidos na formação inicial será menor nas práticas docentes do professor de filosofia se não for constituído, por ele, um processo de reflexão sobre sua trajetória escolar, sobre suas representações de escola e de professor, uma vez que estas permanecem fortes e sustentadoras de suas ações ao longo de sua formação inicial. Ao final enfatizamos a importância da formação ser assumida também como auto formação, ou seja, como possibilidade de pensar sobre o que estamos fazendo de nós mesmos como professores e sobre que tempo presente é este em que nos situamos. Palavras-chave: formação de professores; curso de licenciatura; saberes docentes; ensino de filosofia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9779
10.30681/reps.v7i2.9779
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9779
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9779/6132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 744-758
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925682163712