Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubin-Oliveira, Marlize
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9517
Resumo: Este artigo têm por objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento científico construído na relação entre ciências humanas e da natureza. Nesse contexto, a interdisciplinaridade é uma das possibilidades de diálogo entre dois campos de conhecimento. As reflexões propostas se ancoram nas noções de Collingwood (2006) e Lenoble (1969) para compreensão da ideia de natureza. Prigogine e Stengers (1992) e Santos (2006) contribuíram na compreensão da necessidade de repensar a lógica cartesiana, e as concepções de interdisciplinaridade são veiculadas aos estudos de Raynaut (2011) e Etges (1993). Palavras-chave: sociedade-natureza; interdisciplinaridade; diálogos de saberes.
id UNEMAT-1_7a88e0a7792a2d62a4d3476e9f83556b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9517
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogoEste artigo têm por objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento científico construído na relação entre ciências humanas e da natureza. Nesse contexto, a interdisciplinaridade é uma das possibilidades de diálogo entre dois campos de conhecimento. As reflexões propostas se ancoram nas noções de Collingwood (2006) e Lenoble (1969) para compreensão da ideia de natureza. Prigogine e Stengers (1992) e Santos (2006) contribuíram na compreensão da necessidade de repensar a lógica cartesiana, e as concepções de interdisciplinaridade são veiculadas aos estudos de Raynaut (2011) e Etges (1993). Palavras-chave: sociedade-natureza; interdisciplinaridade; diálogos de saberes.Unemat Editora2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/951710.30681/reps.v5i3.9517Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 3 (2014): Estudos sobre Universidade; 117-1372236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9517/5630Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRubin-Oliveira, Marlize2022-12-27T20:27:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9517Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:27:38Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
title Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
spellingShingle Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
Rubin-Oliveira, Marlize
title_short Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
title_full Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
title_fullStr Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
title_full_unstemmed Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
title_sort Sociedade-natureza: interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo
author Rubin-Oliveira, Marlize
author_facet Rubin-Oliveira, Marlize
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubin-Oliveira, Marlize
description Este artigo têm por objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento científico construído na relação entre ciências humanas e da natureza. Nesse contexto, a interdisciplinaridade é uma das possibilidades de diálogo entre dois campos de conhecimento. As reflexões propostas se ancoram nas noções de Collingwood (2006) e Lenoble (1969) para compreensão da ideia de natureza. Prigogine e Stengers (1992) e Santos (2006) contribuíram na compreensão da necessidade de repensar a lógica cartesiana, e as concepções de interdisciplinaridade são veiculadas aos estudos de Raynaut (2011) e Etges (1993). Palavras-chave: sociedade-natureza; interdisciplinaridade; diálogos de saberes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9517
10.30681/reps.v5i3.9517
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9517
identifier_str_mv 10.30681/reps.v5i3.9517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9517/5630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 5 n. 3 (2014): Estudos sobre Universidade; 117-137
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210924638830592