O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fernanda Pereira do Lago
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196
Resumo: O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.
id UNEMAT-1_876c23496981579cdc85a5fc9850be84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10196
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – SinopO artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1019610.30681/reps.v10i1.10196Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 255-2692236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196/6717Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Fernanda Pereira do Lago2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10196Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
title O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
spellingShingle O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
Batista, Fernanda Pereira do Lago
title_short O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
title_full O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
title_fullStr O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
title_full_unstemmed O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
title_sort O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
author Batista, Fernanda Pereira do Lago
author_facet Batista, Fernanda Pereira do Lago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Fernanda Pereira do Lago
description O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196
10.30681/reps.v10i1.10196
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i1.10196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196/6717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 255-269
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927033778176