O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196 |
Resumo: | O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas. |
id |
UNEMAT-1_876c23496981579cdc85a5fc9850be84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10196 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – SinopO artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas.Unemat Editora2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1019610.30681/reps.v10i1.10196Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 255-2692236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196/6717Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Fernanda Pereira do Lago2022-12-27T20:11:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10196Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:11:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
title |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
spellingShingle |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop Batista, Fernanda Pereira do Lago |
title_short |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
title_full |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
title_fullStr |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
title_full_unstemmed |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
title_sort |
O Projeto Interdisciplinar, Letras e Pedagogia na Educação de Jovens e Adultos – Sinop |
author |
Batista, Fernanda Pereira do Lago |
author_facet |
Batista, Fernanda Pereira do Lago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Fernanda Pereira do Lago |
description |
O artigo discorre das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Interdisciplinar Letras e Pedagogia. Valeu-se do método qualitativo, por meio de entrevista semiestruturada e diálogos abertos com duas alunas. Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto embasam a pesquisa, além dos fundamentos da pesquisa participante na obra de Carlos Rodrigues Brandão. Observou-se que a prática pedagógica na formação docente e discente por uma “Pedagogia libertadora”, permite um pensar crítico, reflexivo, participativo e com leitura de mundo. Concluiu-se que no processo de alfabetização transformadora, não existe idade certa para a aprendizagem e que cada estudante possui o seu conhecimento o qual é singular, histórico, crítico e social. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar Letras e Pedagogia; educação de jovens e adultos; estudantes jovens e adultas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196 10.30681/reps.v10i1.10196 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i1.10196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10196/6717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 1 (2019): Educação e Literatura: saberes, cultura e leitura; 255-269 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927033778176 |