O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania. |
id |
UNEMAT-1_8abc968dbc6111e1a575a59366ea9192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9992 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do ParáO presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania.Unemat Editora2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/999210.30681/reps.v9i1.9992Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 570-5872236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992/6559Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Raphael Carmesin2022-12-27T20:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9992Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:15:39Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
title |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
spellingShingle |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará Gomes, Raphael Carmesin |
title_short |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
title_full |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
title_fullStr |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
title_full_unstemmed |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
title_sort |
O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará |
author |
Gomes, Raphael Carmesin |
author_facet |
Gomes, Raphael Carmesin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Raphael Carmesin |
description |
O presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992 10.30681/reps.v9i1.9992 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v9i1.9992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992/6559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 570-587 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926570307584 |