O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raphael Carmesin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania.
id UNEMAT-1_8abc968dbc6111e1a575a59366ea9192
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9992
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do ParáO presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania.Unemat Editora2018-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/999210.30681/reps.v9i1.9992Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 570-5872236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992/6559Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Raphael Carmesin2022-12-27T20:15:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9992Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:15:39Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
title O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
spellingShingle O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
Gomes, Raphael Carmesin
title_short O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
title_full O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
title_fullStr O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
title_full_unstemmed O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
title_sort O Teatro do Oprimido como experiência educativa na periferia de Belém do Pará
author Gomes, Raphael Carmesin
author_facet Gomes, Raphael Carmesin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raphael Carmesin
description O presente artigo objetiva apresentar um Projeto de Extensão, em parceria com o Ponto de Memória da Terra Firme, que tem o intuito de aplicar as técnicas do Teatro do Oprimido em uma escola municipal na periferia de Belém. Discute o Teatro do Oprimido como síntese dialética entre o teatro burguês e o teatro brechtiano. Após, aborda a Extensão Universitária na perspectiva de Paulo Freire. Conclui com a ideia de que o Teatro do Oprimido, dando voz aos oprimidos, promove a construção de uma Extensão Universitária popular, crítica e dialógica. Palavras-chave: extensão universitária; Teatro do Oprimido; cidadania.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992
10.30681/reps.v9i1.9992
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i1.9992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9992/6559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 1 (2018): Documentação Pedagógica: experiências com projetos; 570-587
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926570307584