‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9189 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma análise que toma como objeto de estudo a fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa. Ele objetiva analisar as atitudes e intenções de um ser que faz lisonjas a outro para conseguir o que se pretende e para isso utiliza das artimanhas da linguagem persuasiva para construir seu discurso, ao concretizar o que almeja o tapeador deixa uma lição ao ludibriado e este toma o erro como forma de ensinamento e aprende que não se deve querer ser diferente do que realmente é. O artigo em foco é uma proposta da disciplina Análise do Discurso: a linguagem no contexto social, ofertada pelo curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa da UNEMAT-Sinop. As análises estão fundamentadas na linha teórica de Eni Orlandi, Eduardo Guimarães e Tânia Pitombo de Oliveira.Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; discurso; lisonja; persuasão; linguagem. |
id |
UNEMAT-1_92b753eeb6599f46e589b4f72cccaab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9189 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábulaEste trabalho é resultado de uma análise que toma como objeto de estudo a fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa. Ele objetiva analisar as atitudes e intenções de um ser que faz lisonjas a outro para conseguir o que se pretende e para isso utiliza das artimanhas da linguagem persuasiva para construir seu discurso, ao concretizar o que almeja o tapeador deixa uma lição ao ludibriado e este toma o erro como forma de ensinamento e aprende que não se deve querer ser diferente do que realmente é. O artigo em foco é uma proposta da disciplina Análise do Discurso: a linguagem no contexto social, ofertada pelo curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa da UNEMAT-Sinop. As análises estão fundamentadas na linha teórica de Eni Orlandi, Eduardo Guimarães e Tânia Pitombo de Oliveira.Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; discurso; lisonja; persuasão; linguagem. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/918910.30681/reps.v3i1.9189Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 261-2672236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9189/5053Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBuose, Vera Lucia de Oliveira Pereira2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9189Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
title |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
spellingShingle |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
title_short |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
title_full |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
title_fullStr |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
title_full_unstemmed |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
title_sort |
‘O corvo e a raposa’: uma releitura da fábula |
author |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
author_facet |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buose, Vera Lucia de Oliveira Pereira |
description |
Este trabalho é resultado de uma análise que toma como objeto de estudo a fábula de La Fontaine, O Corvo e a Raposa. Ele objetiva analisar as atitudes e intenções de um ser que faz lisonjas a outro para conseguir o que se pretende e para isso utiliza das artimanhas da linguagem persuasiva para construir seu discurso, ao concretizar o que almeja o tapeador deixa uma lição ao ludibriado e este toma o erro como forma de ensinamento e aprende que não se deve querer ser diferente do que realmente é. O artigo em foco é uma proposta da disciplina Análise do Discurso: a linguagem no contexto social, ofertada pelo curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa da UNEMAT-Sinop. As análises estão fundamentadas na linha teórica de Eni Orlandi, Eduardo Guimarães e Tânia Pitombo de Oliveira.Palavras-chave: letras; linguística; Análise de Discurso; discurso; lisonja; persuasão; linguagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9189 10.30681/reps.v3i1.9189 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9189 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9189/5053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 261-267 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923296653312 |