Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919 |
Resumo: | Este artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização. |
id |
UNEMAT-1_aa2be4d388a4dee0f13320813c90154d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9919 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveisEste artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/991910.30681/reps.v8i1.9919Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 375-4002236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919/6385Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Edson PereiraMalavazi, Mazílio Coronel2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9919Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
title |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
spellingShingle |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis Barbosa, Edson Pereira |
title_short |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
title_full |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
title_fullStr |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
title_sort |
Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis |
author |
Barbosa, Edson Pereira |
author_facet |
Barbosa, Edson Pereira Malavazi, Mazílio Coronel |
author_role |
author |
author2 |
Malavazi, Mazílio Coronel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Edson Pereira Malavazi, Mazílio Coronel |
description |
Este artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919 10.30681/reps.v8i1.9919 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919/6385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 375-400 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926166605824 |