Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Edson Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Malavazi, Mazílio Coronel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919
Resumo: Este artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização.
id UNEMAT-1_aa2be4d388a4dee0f13320813c90154d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9919
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveisEste artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/991910.30681/reps.v8i1.9919Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 375-4002236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919/6385Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Edson PereiraMalavazi, Mazílio Coronel2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9919Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
title Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
spellingShingle Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
Barbosa, Edson Pereira
title_short Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
title_full Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
title_fullStr Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
title_full_unstemmed Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
title_sort Uma experiência de produção de significados para o cálculo de distâncias inacessíveis
author Barbosa, Edson Pereira
author_facet Barbosa, Edson Pereira
Malavazi, Mazílio Coronel
author_role author
author2 Malavazi, Mazílio Coronel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Edson Pereira
Malavazi, Mazílio Coronel
description Este artigo analisa uma experiência didática a respeito do cálculo de distâncias inacessíveis com alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Adota uma perspectiva metodológica qualitativa para a construção dos dados de pesquisa, apresentar e discutir, com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e na ideia de contextuação, as soluções produzidas pelos alunos para o problema do cálculo de distâncias inacessíveis. Ao final, tece considerações a respeito dos significados negociados e sobre a prática interdisciplinar na formação inicial de professores. Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação de professores; geometria; trigonometria; contextualização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919
10.30681/reps.v8i1.9919
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919
identifier_str_mv 10.30681/reps.v8i1.9919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9919/6385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 375-400
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926166605824