Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. |
id |
UNEMAT-1_abab8300000ea3291cb141faf5fe58ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9867 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campoEste artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/986710.30681/reps.v7i3.9867Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1577-16032236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867/6247Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Rosilda RibeiroPasuch, Jaqueline2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9867Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
title |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo Chagas, Rosilda Ribeiro |
title_short |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
title_full |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
title_sort |
Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo |
author |
Chagas, Rosilda Ribeiro |
author_facet |
Chagas, Rosilda Ribeiro Pasuch, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Pasuch, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Rosilda Ribeiro Pasuch, Jaqueline |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867 10.30681/reps.v7i3.9867 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i3.9867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867/6247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1577-1603 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926111031296 |