Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rosilda Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pasuch, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. 
id UNEMAT-1_abab8300000ea3291cb141faf5fe58ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9867
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campoEste artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/986710.30681/reps.v7i3.9867Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1577-16032236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867/6247Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Rosilda RibeiroPasuch, Jaqueline2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9867Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
title Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
spellingShingle Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
Chagas, Rosilda Ribeiro
title_short Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
title_full Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
title_fullStr Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
title_sort Práticas pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo
author Chagas, Rosilda Ribeiro
author_facet Chagas, Rosilda Ribeiro
Pasuch, Jaqueline
author_role author
author2 Pasuch, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rosilda Ribeiro
Pasuch, Jaqueline
description Este artigo tem por objetivo refletir a respeito das práticas pedagógicas de alfabetizaçãode uma turma multisseriada no campo, onde as crianças da respectiva turma são considerados sujeitos históricos e de direitos. A metodologia de pesquisa qualitativa teve como procedimentos a escuta das falas, hipóteses, estratégias de aprendizagens das crianças, as quais possibilitaram a reflexão a respeito da trajetória profissional e acadêmica da professora-pesquisadora. Os estudos de Paulo Freire, Magda Soares, Mônica Molina, dentre outros, nos possibilitaram destacar que as crianças do campo necessitam que se articulem os saberes da vida coletiva do campo no processo de alfabetização. A formação docente na especificidade da educação do campo precisa ser considerada nas políticas públicas. Palavras-chave: educação do campo; alfabetização; turma multisseriada. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867
10.30681/reps.v7i3.9867
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9867/6247
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1577-1603
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926111031296