RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de Down |
id |
UNEMAT-1_ad4b85e9fd8ae0060a6db2434b1294ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11974 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar Síndrome de DownEducação InclusivaEducação EspecialO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de DownUnemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1197410.30681/reps.v14i3.11974Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 541-5502236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974/8153Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jéssica dos2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11974Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
title |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
spellingShingle |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar Santos, Jéssica dos Síndrome de Down Educação Inclusiva Educação Especial |
title_short |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
title_full |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
title_fullStr |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
title_sort |
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar |
author |
Santos, Jéssica dos |
author_facet |
Santos, Jéssica dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jéssica dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down Educação Inclusiva Educação Especial |
topic |
Síndrome de Down Educação Inclusiva Educação Especial |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de Down |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974 10.30681/reps.v14i3.11974 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i3.11974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974/8153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 541-550 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922162094080 |