RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jéssica dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de Down
id UNEMAT-1_ad4b85e9fd8ae0060a6db2434b1294ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11974
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar Síndrome de DownEducação InclusivaEducação EspecialO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de DownUnemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1197410.30681/reps.v14i3.11974Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 541-5502236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974/8153Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jéssica dos2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11974Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
title RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
spellingShingle RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
Santos, Jéssica dos
Síndrome de Down
Educação Inclusiva
Educação Especial
title_short RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
title_full RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
title_fullStr RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
title_full_unstemmed RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
title_sort RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO:: o exemplo de Vitória no contexto escolar
author Santos, Jéssica dos
author_facet Santos, Jéssica dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jéssica dos
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Educação Inclusiva
Educação Especial
topic Síndrome de Down
Educação Inclusiva
Educação Especial
description O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar as práticas de inclusão de uma estudante com Síndrome de Down na escola, em duas perspectivas: aula comum e atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de Rede Municipal na cidade de Vera, Mato Grosso (MT), com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com professores que trabalhavam diretamente com a aluna. Realizamos nosso diálogo conceitual com a autora Marta Gil como orientação central. O presente trabalho nos revelou que a prática de educação inclusiva acontece de maneira limitada e improvisada no espaço escolar, decorrente da falta de formações continuadas para professores de sala comum e tendo as práticas educativas dissociadas das práticas do AEE.Síndrome de Down
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974
10.30681/reps.v14i3.11974
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11974/8153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 541-550
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922162094080