Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Mariani Gracieli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9192
Resumo: Sabemos que a coesão e a coerência são elementos importantes para uma produção textual, porém, desse modo, percebe-se que esse tema é pouco abordado nas gramáticas e na maioria das vezes são trabalhadas de modo insatisfatório nos livros didáticos. Assim, é possível constatar que o modo como são utilizadas faz com que as produções textuais dos alunos sejam incoerentes, obtendo resultados insatisfatórios, pois são tratadas de modo vago e impreciso. Por este motivo, é evidente que o educando terá dificuldades no momento da produção, uma vez que não domina o assunto, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem  da nossa língua. A coesão e a coerência são de fundamental importância na produção textual, tanto em textos orais quanto em textos escritos. Para tanto, é necessário que haja mais interesse em estudar, refletir e ensinar sobre o assunto, assumindo uma postura que proporcione ao aluno usá-las de modo adequado, com autonomia dentro do seu contexto social, cultural, cognitivo e linguístico seja em textos formais ou informais.Palavras-chave: letras; língua portuguesa; produção textual; artigo de opinião; coesão; coerência; Ingedore Vilaça Koch. 
id UNEMAT-1_aededb0a60305e668d1505896356294b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9192
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privadaSabemos que a coesão e a coerência são elementos importantes para uma produção textual, porém, desse modo, percebe-se que esse tema é pouco abordado nas gramáticas e na maioria das vezes são trabalhadas de modo insatisfatório nos livros didáticos. Assim, é possível constatar que o modo como são utilizadas faz com que as produções textuais dos alunos sejam incoerentes, obtendo resultados insatisfatórios, pois são tratadas de modo vago e impreciso. Por este motivo, é evidente que o educando terá dificuldades no momento da produção, uma vez que não domina o assunto, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem  da nossa língua. A coesão e a coerência são de fundamental importância na produção textual, tanto em textos orais quanto em textos escritos. Para tanto, é necessário que haja mais interesse em estudar, refletir e ensinar sobre o assunto, assumindo uma postura que proporcione ao aluno usá-las de modo adequado, com autonomia dentro do seu contexto social, cultural, cognitivo e linguístico seja em textos formais ou informais.Palavras-chave: letras; língua portuguesa; produção textual; artigo de opinião; coesão; coerência; Ingedore Vilaça Koch. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/919210.30681/reps.v3i1.9192Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 504-5082236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9192/5049Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Mariani Gracieli2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9192Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
title Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
spellingShingle Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
Dutra, Mariani Gracieli
title_short Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
title_full Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
title_fullStr Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
title_full_unstemmed Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
title_sort Coesão e coerência na produção de artigos de opinião dos alunos da 7ª série / 8º ano de uma escola privada
author Dutra, Mariani Gracieli
author_facet Dutra, Mariani Gracieli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Mariani Gracieli
description Sabemos que a coesão e a coerência são elementos importantes para uma produção textual, porém, desse modo, percebe-se que esse tema é pouco abordado nas gramáticas e na maioria das vezes são trabalhadas de modo insatisfatório nos livros didáticos. Assim, é possível constatar que o modo como são utilizadas faz com que as produções textuais dos alunos sejam incoerentes, obtendo resultados insatisfatórios, pois são tratadas de modo vago e impreciso. Por este motivo, é evidente que o educando terá dificuldades no momento da produção, uma vez que não domina o assunto, fato que dificulta o processo de ensino-aprendizagem  da nossa língua. A coesão e a coerência são de fundamental importância na produção textual, tanto em textos orais quanto em textos escritos. Para tanto, é necessário que haja mais interesse em estudar, refletir e ensinar sobre o assunto, assumindo uma postura que proporcione ao aluno usá-las de modo adequado, com autonomia dentro do seu contexto social, cultural, cognitivo e linguístico seja em textos formais ou informais.Palavras-chave: letras; língua portuguesa; produção textual; artigo de opinião; coesão; coerência; Ingedore Vilaça Koch. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9192
10.30681/reps.v3i1.9192
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9192
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9192/5049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 504-508
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923300847616