Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Maria José de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Elzimar Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848
Resumo: Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.
id UNEMAT-1_b4d938d58875cba099636db0f93db1df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campoEste artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/984810.30681/reps.v7i3.9848Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1484-15052236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848/6243Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Maria José deNascimento, Elzimar Pereira2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
title Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
spellingShingle Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
Pinho, Maria José de
title_short Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
title_full Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
title_fullStr Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
title_full_unstemmed Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
title_sort Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
author Pinho, Maria José de
author_facet Pinho, Maria José de
Nascimento, Elzimar Pereira
author_role author
author2 Nascimento, Elzimar Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Maria José de
Nascimento, Elzimar Pereira
description Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848
10.30681/reps.v7i3.9848
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i3.9848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848/6243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1484-1505
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926095302656