Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848 |
Resumo: | Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo. |
id |
UNEMAT-1_b4d938d58875cba099636db0f93db1df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campoEste artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/984810.30681/reps.v7i3.9848Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1484-15052236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848/6243Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Maria José deNascimento, Elzimar Pereira2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
title |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
spellingShingle |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo Pinho, Maria José de |
title_short |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
title_full |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
title_fullStr |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
title_sort |
Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo |
author |
Pinho, Maria José de |
author_facet |
Pinho, Maria José de Nascimento, Elzimar Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Elzimar Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Maria José de Nascimento, Elzimar Pereira |
description |
Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo. Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848 10.30681/reps.v7i3.9848 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i3.9848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9848/6243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1484-1505 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926095302656 |