O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jamille Santana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9303
Resumo: Neste trabalho nos propomos a analisar a atual situação do ensino de Geometria na 5ª série do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Jequié-Bahia. Os objetivos da pesquisa foram verificar se a Geometria está sendo ensinada; perceber, em relação aos professores que a ensinam, como este ensino é realizado e quais as metodologias adotadas; e, investigar, em relação aos professores que não ensinam Geometria, quais os motivos que os levam a não ensiná-la. Para desenvolver este trabalho, teoricamente, recorremos a autores como: Regina Maria Pavanello, Adair Mendes Nacarato e  Cármen Lúcia Brancaglion Passos,  Geraldo Perez, entre outros. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a oito professores da rede pública, sendo cinco da rede municipal e três da rede estadual. Os dados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo. De posse dos dados e sua estruturação pudemos perceber que o ensino de Geometria nas escolas pesquisadas é ainda quase ausente e alguns dos fatores que pudemos constatar para justificar essa situação é o fato de ainda existirem professores de outras áreas ensinando matemática, a falta de conhecimentos geométricos, mesmo dos professores da área e o descaso das secretarias de educação no que diz respeito à capacitação dos professores.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de geometria; capacitação de professores.
id UNEMAT-1_b5b9506a55e1951e1b77c98f70a26eec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9303
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - BahiaNeste trabalho nos propomos a analisar a atual situação do ensino de Geometria na 5ª série do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Jequié-Bahia. Os objetivos da pesquisa foram verificar se a Geometria está sendo ensinada; perceber, em relação aos professores que a ensinam, como este ensino é realizado e quais as metodologias adotadas; e, investigar, em relação aos professores que não ensinam Geometria, quais os motivos que os levam a não ensiná-la. Para desenvolver este trabalho, teoricamente, recorremos a autores como: Regina Maria Pavanello, Adair Mendes Nacarato e  Cármen Lúcia Brancaglion Passos,  Geraldo Perez, entre outros. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a oito professores da rede pública, sendo cinco da rede municipal e três da rede estadual. Os dados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo. De posse dos dados e sua estruturação pudemos perceber que o ensino de Geometria nas escolas pesquisadas é ainda quase ausente e alguns dos fatores que pudemos constatar para justificar essa situação é o fato de ainda existirem professores de outras áreas ensinando matemática, a falta de conhecimentos geométricos, mesmo dos professores da área e o descaso das secretarias de educação no que diz respeito à capacitação dos professores.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de geometria; capacitação de professores.Unemat Editora2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/930310.30681/reps.v3i3.9303Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 363-3892236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9303/5263Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Jamille SantanaLando, Janice Cassia2022-12-27T20:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9303Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:33:31Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
title O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
spellingShingle O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
Gonçalves, Jamille Santana
title_short O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
title_full O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
title_fullStr O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
title_full_unstemmed O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
title_sort O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
author Gonçalves, Jamille Santana
author_facet Gonçalves, Jamille Santana
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Lando, Janice Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Jamille Santana
Lando, Janice Cassia
description Neste trabalho nos propomos a analisar a atual situação do ensino de Geometria na 5ª série do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Jequié-Bahia. Os objetivos da pesquisa foram verificar se a Geometria está sendo ensinada; perceber, em relação aos professores que a ensinam, como este ensino é realizado e quais as metodologias adotadas; e, investigar, em relação aos professores que não ensinam Geometria, quais os motivos que os levam a não ensiná-la. Para desenvolver este trabalho, teoricamente, recorremos a autores como: Regina Maria Pavanello, Adair Mendes Nacarato e  Cármen Lúcia Brancaglion Passos,  Geraldo Perez, entre outros. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a oito professores da rede pública, sendo cinco da rede municipal e três da rede estadual. Os dados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo. De posse dos dados e sua estruturação pudemos perceber que o ensino de Geometria nas escolas pesquisadas é ainda quase ausente e alguns dos fatores que pudemos constatar para justificar essa situação é o fato de ainda existirem professores de outras áreas ensinando matemática, a falta de conhecimentos geométricos, mesmo dos professores da área e o descaso das secretarias de educação no que diz respeito à capacitação dos professores.Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de geometria; capacitação de professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9303
10.30681/reps.v3i3.9303
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9303
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i3.9303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9303/5263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática; 363-389
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923725520896