Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vanuza Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265
Resumo: Na perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena.
id UNEMAT-1_ba57db5fd9727d88e368226aed5efe29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10265
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de ColíderNa perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena.Unemat Editora2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1026510.30681/reps.v11i1.10265Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 1 (2020): Educação, diversidade e diferença; 109-1212236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265/6885Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Vanuza Cristina2022-12-27T20:08:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10265Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:08:40Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
title Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
spellingShingle Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
Gomes, Vanuza Cristina
title_short Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
title_full Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
title_fullStr Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
title_full_unstemmed Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
title_sort Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
author Gomes, Vanuza Cristina
author_facet Gomes, Vanuza Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vanuza Cristina
description Na perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265
10.30681/reps.v11i1.10265
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265
identifier_str_mv 10.30681/reps.v11i1.10265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265/6885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 1 (2020): Educação, diversidade e diferença; 109-121
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927353593856