Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265 |
Resumo: | Na perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena. |
id |
UNEMAT-1_ba57db5fd9727d88e368226aed5efe29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10265 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de ColíderNa perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena.Unemat Editora2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1026510.30681/reps.v11i1.10265Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 1 (2020): Educação, diversidade e diferença; 109-1212236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265/6885Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Vanuza Cristina2022-12-27T20:08:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10265Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:08:40Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
title |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
spellingShingle |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder Gomes, Vanuza Cristina |
title_short |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
title_full |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
title_fullStr |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
title_full_unstemmed |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
title_sort |
Os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder |
author |
Gomes, Vanuza Cristina |
author_facet |
Gomes, Vanuza Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vanuza Cristina |
description |
Na perspectiva de atender à temática Educação, Diversidade e Diferenças este estudo propõe uma investigação sobre os efeitos de sentido de ser professora indígena no município de Colíder por meio de entrevista narrativa com uma professora Waurá (etnia materna), Caiapó (etnia paterna). Fundamentado no referencial da Análise do Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, as análises levaram em consideração as noções de sujeito, condições de produção e discurso. Os resultados permitiram a constatação de que o sujeito Professora Indígena teve que quebrar vários paradigmas para conquistar seu espaço e estabelecer sua identidade enquanto sujeito professora na sociedade urbana.Palavras-chave: educação; análise do discurso; efeitos de sentido; professor indígena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265 10.30681/reps.v11i1.10265 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v11i1.10265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10265/6885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 11 n. 1 (2020): Educação, diversidade e diferença; 109-121 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927353593856 |