As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10232 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com dois diretores e uma coordenadora em três escolas estaduais. Concluiu-se que as ações ocorrem no cotidiano das escolas como o fator principal, o diálogo; em seguinte, a troca de alunos considerados violentos entre as escolas estaduais; por fim, as ações acontecem também em parceria com outras instituições, a polícia militar, a ronda escolar a mais mencionadas pelos gestores. Todas as ações contribuem significativamente para a minimização das violências na escola, porém ainda são insuficientes para contemplar as necessitas dos alunos considerados violentos.Palavras-chave: gestão escolar; minimização das violências na escola; coordenador e diretores; abordagem qualitativa. |
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As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escolaO artigo tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com dois diretores e uma coordenadora em três escolas estaduais. Concluiu-se que as ações ocorrem no cotidiano das escolas como o fator principal, o diálogo; em seguinte, a troca de alunos considerados violentos entre as escolas estaduais; por fim, as ações acontecem também em parceria com outras instituições, a polícia militar, a ronda escolar a mais mencionadas pelos gestores. Todas as ações contribuem significativamente para a minimização das violências na escola, porém ainda são insuficientes para contemplar as necessitas dos alunos considerados violentos.Palavras-chave: gestão escolar; minimização das violências na escola; coordenador e diretores; abordagem qualitativa.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1023210.30681/reps.v10i2.10232Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 794 - 8052236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10232/6812Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Francisco José Gomes2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10232Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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