A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9736 |
Resumo: | O presente texto aborda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino regular, no intuito de analisar os desafios do professor nos anos iniciais. Para proceder a pesquisa, realizou-se um estudo de caso na Escola Jurandir Liberino de Mesquita, onde realizou-se entrevista com um aluno surdo matriculado no terceiro ano do Ensino fundamental, uma docente da sala de aula regular e dois docentes intérpretes da sala de recursos da referida instituição. Através da análise dos dados obtidos durante a pesquisa constatou-se que a instituição fornece material didático adequado e disponibiliza um intérprete para o aluno, o que possibilita sua inclusão em uma sala de aula regular. Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais (Libras); ensino regular; intérprete de sinais. |
id |
UNEMAT-1_d09b7656f2beb2d1a820f44d5622ca35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9736 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais O presente texto aborda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino regular, no intuito de analisar os desafios do professor nos anos iniciais. Para proceder a pesquisa, realizou-se um estudo de caso na Escola Jurandir Liberino de Mesquita, onde realizou-se entrevista com um aluno surdo matriculado no terceiro ano do Ensino fundamental, uma docente da sala de aula regular e dois docentes intérpretes da sala de recursos da referida instituição. Através da análise dos dados obtidos durante a pesquisa constatou-se que a instituição fornece material didático adequado e disponibiliza um intérprete para o aluno, o que possibilita sua inclusão em uma sala de aula regular. Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais (Libras); ensino regular; intérprete de sinais.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/973610.30681/reps.v6i4.9736Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 44-542236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9736/5973Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia da2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9736Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
title |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
spellingShingle |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais Silva, Andréia da |
title_short |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
title_full |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
title_fullStr |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
title_sort |
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no ensino regular: os desafios do professor nos anos iniciais |
author |
Silva, Andréia da |
author_facet |
Silva, Andréia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia da |
description |
O presente texto aborda a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino regular, no intuito de analisar os desafios do professor nos anos iniciais. Para proceder a pesquisa, realizou-se um estudo de caso na Escola Jurandir Liberino de Mesquita, onde realizou-se entrevista com um aluno surdo matriculado no terceiro ano do Ensino fundamental, uma docente da sala de aula regular e dois docentes intérpretes da sala de recursos da referida instituição. Através da análise dos dados obtidos durante a pesquisa constatou-se que a instituição fornece material didático adequado e disponibiliza um intérprete para o aluno, o que possibilita sua inclusão em uma sala de aula regular. Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais (Libras); ensino regular; intérprete de sinais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9736 10.30681/reps.v6i4.9736 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9736 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i4.9736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9736/5973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 44-54 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925634977792 |