O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9862 |
Resumo: | Neste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo. Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas. |
id |
UNEMAT-1_d78b3ea775da3b7d794624875ee0a4cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9862 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato GrossoNeste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo. Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas.Unemat Editora2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/986210.30681/reps.v7i3.9862Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1459-14832236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9862/6242Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Laelson dos SantosPeripolli, Odimar João2022-12-27T20:19:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9862Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:19:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
title |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
spellingShingle |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso Silveira, Laelson dos Santos |
title_short |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
title_full |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
title_fullStr |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
title_sort |
O currículo e suas inquietações no campo: uma análise a proposta curricular da Escola Municipal São Manuel em Colorado do Norte - Mato Grosso |
author |
Silveira, Laelson dos Santos |
author_facet |
Silveira, Laelson dos Santos Peripolli, Odimar João |
author_role |
author |
author2 |
Peripolli, Odimar João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Laelson dos Santos Peripolli, Odimar João |
description |
Neste artigo propõe-se analisar a proposta curricular de ensino nas escolas rurais/do campo no município de Nova Canaã do Norte-MT, no Distrito Colorado do Norte. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com opção metodológica pelo estudo de caso. Envolveu pais, alunos e administrativos. A organização do currículo das escolas do campo se dá de forma vertical e fragmentada, sem a preocupação com o aprofundamento do saber escolar e sem a articulação com os saberes sociais produzidos pelos alunos. Que essa discussão suscite provocações em torno da construção de políticas públicas voltadas para o campo. Palavras-chave: currículo; educação do campo; políticas públicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9862 10.30681/reps.v7i3.9862 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9862 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i3.9862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9862/6242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 3 (2016): Experiências em Educação do Campo: perspectivas e práticas pedagógicas; 1459-1483 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926103691264 |