Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765 |
Resumo: | Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados. |
id |
UNEMAT-1_d88f74fe770e76046c836d20fd60c0bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10765 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitualEducação SuperiorCompetências interculturaisDecolonialidadeEsse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1076510.30681/reps.v14i1.10765Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 111-1232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765/7582Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Fabiane Aparecida Santos2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10765Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
title |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
spellingShingle |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual Clemente, Fabiane Aparecida Santos Educação Superior Competências interculturais Decolonialidade |
title_short |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
title_full |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
title_fullStr |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
title_full_unstemmed |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
title_sort |
Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual |
author |
Clemente, Fabiane Aparecida Santos |
author_facet |
Clemente, Fabiane Aparecida Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Fabiane Aparecida Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Competências interculturais Decolonialidade |
topic |
Educação Superior Competências interculturais Decolonialidade |
description |
Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765 10.30681/reps.v14i1.10765 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i1.10765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765/7582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 111-123 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927672360960 |