Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Fabiane Aparecida Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765
Resumo: Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.
id UNEMAT-1_d88f74fe770e76046c836d20fd60c0bf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10765
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitualEducação SuperiorCompetências interculturaisDecolonialidadeEsse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.Unemat Editora2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1076510.30681/reps.v14i1.10765Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 111-1232236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765/7582Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessClemente, Fabiane Aparecida Santos2023-12-13T02:15:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10765Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:15:46Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
title Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
spellingShingle Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
Clemente, Fabiane Aparecida Santos
Educação Superior
Competências interculturais
Decolonialidade
title_short Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
title_full Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
title_fullStr Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
title_full_unstemmed Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
title_sort Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira:: o início de uma trajetória conceitual
author Clemente, Fabiane Aparecida Santos
author_facet Clemente, Fabiane Aparecida Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Fabiane Aparecida Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Competências interculturais
Decolonialidade
topic Educação Superior
Competências interculturais
Decolonialidade
description Esse artigo traz uma discussão sobre as aproximações conceituais de competências interculturais e decolonialidade buscando um debate para perspectiva de um construto aqui denominado competências interculturais decoloniais (CID). A partir de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, obteve-se como principais resultados atributos identificados como aproximações entre os dois conceitos na América Latina no que tange “competências interculturais” e “decolonialidade”, porém não identificado de forma explícita e conceitualmente estruturado o conceito de CID. A temática decolonialidade enquanto interculturalidade crítica foi encontrada e trazida para o debate de competências que tem duas principais perspectivas de construção teórica: input e output, apesar de não explorada conceitualmente nos documentos analisados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765
10.30681/reps.v14i1.10765
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i1.10765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10765/7582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 1 (2023): A universidade e sua interface com os diferentes níveis e modalidades de ensino; 111-123
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927672360960