O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro. |
id |
UNEMAT-1_e03a6a57340d3006977012cd0c7416ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10241 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagemO artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro. Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1024110.30681/reps.v10i2.10241Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 689 - 6992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241/6802Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Adriana Aparecida da Silva2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10241Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
title |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem Vaz, Adriana Aparecida da Silva |
title_short |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem |
author |
Vaz, Adriana Aparecida da Silva |
author_facet |
Vaz, Adriana Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Adriana Aparecida da Silva |
description |
O artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241 10.30681/reps.v10i2.10241 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i2.10241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241/6802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 689 - 699 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927336816640 |