O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Adriana Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241
Resumo: O artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.  
id UNEMAT-1_e03a6a57340d3006977012cd0c7416ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10241
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagemO artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.  Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1024110.30681/reps.v10i2.10241Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 689 - 6992236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241/6802Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Adriana Aparecida da Silva2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10241Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
title O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
Vaz, Adriana Aparecida da Silva
title_short O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
title_sort O processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
author Vaz, Adriana Aparecida da Silva
author_facet Vaz, Adriana Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Adriana Aparecida da Silva
description O artigo aborda o processo de alfabetização com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem com alunos na alfabetização a partir dos autores Magda Soares e Emilia Ferreiro. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso realizada na escola Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no município de Sinop/Mato Grosso, com três turmas de 1º ano e três turmas de 2º ano, sendo os sujeitos da pesquisa professores e alunos, no ano de 2019. Concluiu-se que são vários os fatores que causam a dificuldades de aprendizagem, os professores trabalham atividades diferenciadas e reforço no contra turno. Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; práticas pedagógicas; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241
10.30681/reps.v10i2.10241
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i2.10241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10241/6802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 689 - 699
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927336816640