AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Guilherme dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Laís Leni Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11155
Resumo: Este artigo objetiva examinar as relações de trabalho que os/as professores/as do ensino superior exercem na realidade concreta de uma instituição universitária pública não gratuita. Bem como, desvelar as multideterminações que envolvem o trabalho do/a docente, e indagar o sentido do trabalho diluído numa sociedade capitalista. As análises foram amparadas no Materialismo Histórico Dialético, apreendendo o real a partir de suas contradições. Após o levantamento dos docentes que compunham o quadro dos cursos disponíveis, nos interessamos pelos cinco cursos com maior número professores componentes do corpo docente e a influência financeira destes cursos na receita da instituição. Desta maneira buscamos compreender as dificuldades e desafios que esses trabalhadores enfrentam levando em consideração as relações e as mediações que interferem no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que o professor tem, circunscrito na lógica de produção do capital, uma configuração de mediações de empobrecimento e fragmentação do seu trabalho e, consequentemente, do seu valor humano e formativo.
id UNEMAT-1_e14e3498131b311ca36ef9113b9ae179
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11155
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIAEducaçãoEducação SuperiorMediações.Trabalho DocenteEste artigo objetiva examinar as relações de trabalho que os/as professores/as do ensino superior exercem na realidade concreta de uma instituição universitária pública não gratuita. Bem como, desvelar as multideterminações que envolvem o trabalho do/a docente, e indagar o sentido do trabalho diluído numa sociedade capitalista. As análises foram amparadas no Materialismo Histórico Dialético, apreendendo o real a partir de suas contradições. Após o levantamento dos docentes que compunham o quadro dos cursos disponíveis, nos interessamos pelos cinco cursos com maior número professores componentes do corpo docente e a influência financeira destes cursos na receita da instituição. Desta maneira buscamos compreender as dificuldades e desafios que esses trabalhadores enfrentam levando em consideração as relações e as mediações que interferem no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que o professor tem, circunscrito na lógica de produção do capital, uma configuração de mediações de empobrecimento e fragmentação do seu trabalho e, consequentemente, do seu valor humano e formativo.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1115510.30681/reps.v14i3.11155Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 742-7532236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11155/8167Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Guilherme dos SantosLima, Laís Leni Oliveira2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11155Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
title AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
spellingShingle AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
Ribeiro, Guilherme dos Santos
Educação
Educação Superior
Mediações.
Trabalho Docente
title_short AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_fullStr AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
title_sort AS RELAÇÕES DE TRABALHO QUE OS/AS PROFESSORES/AS DO ENSINO SUPERIOR EXERCEM NA REALIDADE CONCRETA DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA
author Ribeiro, Guilherme dos Santos
author_facet Ribeiro, Guilherme dos Santos
Lima, Laís Leni Oliveira
author_role author
author2 Lima, Laís Leni Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Guilherme dos Santos
Lima, Laís Leni Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Superior
Mediações.
Trabalho Docente
topic Educação
Educação Superior
Mediações.
Trabalho Docente
description Este artigo objetiva examinar as relações de trabalho que os/as professores/as do ensino superior exercem na realidade concreta de uma instituição universitária pública não gratuita. Bem como, desvelar as multideterminações que envolvem o trabalho do/a docente, e indagar o sentido do trabalho diluído numa sociedade capitalista. As análises foram amparadas no Materialismo Histórico Dialético, apreendendo o real a partir de suas contradições. Após o levantamento dos docentes que compunham o quadro dos cursos disponíveis, nos interessamos pelos cinco cursos com maior número professores componentes do corpo docente e a influência financeira destes cursos na receita da instituição. Desta maneira buscamos compreender as dificuldades e desafios que esses trabalhadores enfrentam levando em consideração as relações e as mediações que interferem no ambiente de trabalho. Os resultados sugerem que o professor tem, circunscrito na lógica de produção do capital, uma configuração de mediações de empobrecimento e fragmentação do seu trabalho e, consequentemente, do seu valor humano e formativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11155
10.30681/reps.v14i3.11155
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11155
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11155/8167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 742-753
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922132733952