Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sandra Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9671
Resumo: O objetivo da pesquisa consiste em mostrar o cotidiano das crianças que moram no campo e estudam em uma escola urbana. A discussão se fez a partir das principais leis que envolvem os direitos de todos e do dever do Estado, haja vista garantir transporte, ensino, alimentação, assistência à saúde a todos. As Comunidades estudadas foram: Tapajós, Adalgiza e Gente Feliz no Mato Grosso. Nessas Comunidades as pessoas resistem e dependem do campo para sobreviver, enfrentando dificuldades de acessibilidades pelos estudantes, professores e pesquisadores para receber/dar o ensino. A pesquisa bibliográfica teve descrição no diário de campo; questionário e análise. O trabalho mostrou que a qualidade de vida, resulta a partir de um melhor aproveitamento de tempo e do conhecimento. Palavras-chave: educação no/do campo; transporte escolar; alunos.
id UNEMAT-1_e455050b9b7d9e5322c9614ba6eb9f00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9671
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato GrossoO objetivo da pesquisa consiste em mostrar o cotidiano das crianças que moram no campo e estudam em uma escola urbana. A discussão se fez a partir das principais leis que envolvem os direitos de todos e do dever do Estado, haja vista garantir transporte, ensino, alimentação, assistência à saúde a todos. As Comunidades estudadas foram: Tapajós, Adalgiza e Gente Feliz no Mato Grosso. Nessas Comunidades as pessoas resistem e dependem do campo para sobreviver, enfrentando dificuldades de acessibilidades pelos estudantes, professores e pesquisadores para receber/dar o ensino. A pesquisa bibliográfica teve descrição no diário de campo; questionário e análise. O trabalho mostrou que a qualidade de vida, resulta a partir de um melhor aproveitamento de tempo e do conhecimento. Palavras-chave: educação no/do campo; transporte escolar; alunos.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/967110.30681/reps.v6i2.9671Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 218-2302236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9671/5829Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Sandra Henrique2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9671Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
title Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
spellingShingle Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
Dias, Sandra Henrique
title_short Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
title_full Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
title_fullStr Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
title_full_unstemmed Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
title_sort Crianças do campo: realidade em estudar em uma escola urbana no Município de Sinop - Mato Grosso
author Dias, Sandra Henrique
author_facet Dias, Sandra Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sandra Henrique
description O objetivo da pesquisa consiste em mostrar o cotidiano das crianças que moram no campo e estudam em uma escola urbana. A discussão se fez a partir das principais leis que envolvem os direitos de todos e do dever do Estado, haja vista garantir transporte, ensino, alimentação, assistência à saúde a todos. As Comunidades estudadas foram: Tapajós, Adalgiza e Gente Feliz no Mato Grosso. Nessas Comunidades as pessoas resistem e dependem do campo para sobreviver, enfrentando dificuldades de acessibilidades pelos estudantes, professores e pesquisadores para receber/dar o ensino. A pesquisa bibliográfica teve descrição no diário de campo; questionário e análise. O trabalho mostrou que a qualidade de vida, resulta a partir de um melhor aproveitamento de tempo e do conhecimento. Palavras-chave: educação no/do campo; transporte escolar; alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9671
10.30681/reps.v6i2.9671
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9671
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i2.9671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9671/5829
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 218-230
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925139001344