Musicalização no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assmann, Mariane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Leandra Ines Seganfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9103
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados do estudo sobre  como a música é inserida nas práticas cotidianas das crianças no contexto infantil e qual a finalidade. A pesquisa foi realizada em uma creche municipal localizada no município de Sinop com crianças de 3 e 4 anos, do maternal III. Procuramos evidenciar se há propostas e incentivo para se trabalhar a musicalização nas escolas, observar se e como ela influencia na aprendizagem das crianças e se as atividades que envolvem a musicalização promovem a interação e socialização das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa. O diálogo teórico foi realizado com diversos autores dentre eles: Teca Alencar de Brito, Caroline Cao Ponso, Leda de Albuquerque Maffioletti, Alicia Maria Almeida Loureiro e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Verificamos com base nos dados coletados que a musicalização acontece na educação infantil em alguns momentos, mas que os educadores não se sentem preparados para trabalhar esta modalidade, pois, não receberam formação para a mesma. Apesar de realizar as atividades e muitas destas estarem incluindo em seus planejamentos as professoras mostraram receio e despreparo para a utilização das atividades musicalizadas. A musicalização deve existir em todos os períodos da educação, respeitando todo processo de desenvolvimento e não somente na educação infantil. Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento.
id UNEMAT-1_e5449265cd3bcdb8059e3675012ddf0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9103
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Musicalização no contexto da educação infantilNeste artigo apresentamos os resultados do estudo sobre  como a música é inserida nas práticas cotidianas das crianças no contexto infantil e qual a finalidade. A pesquisa foi realizada em uma creche municipal localizada no município de Sinop com crianças de 3 e 4 anos, do maternal III. Procuramos evidenciar se há propostas e incentivo para se trabalhar a musicalização nas escolas, observar se e como ela influencia na aprendizagem das crianças e se as atividades que envolvem a musicalização promovem a interação e socialização das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa. O diálogo teórico foi realizado com diversos autores dentre eles: Teca Alencar de Brito, Caroline Cao Ponso, Leda de Albuquerque Maffioletti, Alicia Maria Almeida Loureiro e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Verificamos com base nos dados coletados que a musicalização acontece na educação infantil em alguns momentos, mas que os educadores não se sentem preparados para trabalhar esta modalidade, pois, não receberam formação para a mesma. Apesar de realizar as atividades e muitas destas estarem incluindo em seus planejamentos as professoras mostraram receio e despreparo para a utilização das atividades musicalizadas. A musicalização deve existir em todos os períodos da educação, respeitando todo processo de desenvolvimento e não somente na educação infantil. Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/910310.30681/reps.v2i2.9103Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 142–1512236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9103/4955Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssmann, MarianeSantos, Leandra Ines Seganfredo2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9103Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Musicalização no contexto da educação infantil
title Musicalização no contexto da educação infantil
spellingShingle Musicalização no contexto da educação infantil
Assmann, Mariane
title_short Musicalização no contexto da educação infantil
title_full Musicalização no contexto da educação infantil
title_fullStr Musicalização no contexto da educação infantil
title_full_unstemmed Musicalização no contexto da educação infantil
title_sort Musicalização no contexto da educação infantil
author Assmann, Mariane
author_facet Assmann, Mariane
Santos, Leandra Ines Seganfredo
author_role author
author2 Santos, Leandra Ines Seganfredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assmann, Mariane
Santos, Leandra Ines Seganfredo
description Neste artigo apresentamos os resultados do estudo sobre  como a música é inserida nas práticas cotidianas das crianças no contexto infantil e qual a finalidade. A pesquisa foi realizada em uma creche municipal localizada no município de Sinop com crianças de 3 e 4 anos, do maternal III. Procuramos evidenciar se há propostas e incentivo para se trabalhar a musicalização nas escolas, observar se e como ela influencia na aprendizagem das crianças e se as atividades que envolvem a musicalização promovem a interação e socialização das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa. O diálogo teórico foi realizado com diversos autores dentre eles: Teca Alencar de Brito, Caroline Cao Ponso, Leda de Albuquerque Maffioletti, Alicia Maria Almeida Loureiro e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Verificamos com base nos dados coletados que a musicalização acontece na educação infantil em alguns momentos, mas que os educadores não se sentem preparados para trabalhar esta modalidade, pois, não receberam formação para a mesma. Apesar de realizar as atividades e muitas destas estarem incluindo em seus planejamentos as professoras mostraram receio e despreparo para a utilização das atividades musicalizadas. A musicalização deve existir em todos os períodos da educação, respeitando todo processo de desenvolvimento e não somente na educação infantil. Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9103
10.30681/reps.v2i2.9103
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9103
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9103/4955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 142–151
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922854154240