Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Sônia de Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vieira Júnior, Hélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9109
Resumo: Este artigo propôs verificar se há reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar. Se á fatores que influenciam nas interações afetivas e subjetivas dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Ana Cristina de sena município de Sinop – MT. O objetivo do trabalho foi investigar as relações interpessoais em sala de aula e de que forma essas relações acontecem diante do consumismo. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores, Zygmunt Bauman, Anne Barrére, Antonio Chizotti e Maria Minayo. A metodologia usada consistiu na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e entrevistas com perguntas abertas e fechadas aplicadas a professores e pais e observação em sala dos alunos. Através dos relatos dos sujeitos realizamos um estudo analítico confrontando os dados da pesquisa com os autores principais que fundamentam a mesma. O presente trabalho pretende contribuir com a escola na sensibilização de futuros consumidores, e como trabalhar com conceitos de valores do ‘ser’ e não do ‘ter’. Os resultados da investigação revelam que a realidade na qual foi pesquisado, o reflexo do consumismo e contundentes e que o consumismo não é o único fator a influenciar nas relações e formação subjetiva dos alunos.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; anos iniciais; consumismo; sociointeracionismo.
id UNEMAT-1_e5a6fde1a1b4dd3eaea9e42d28cc4848
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9109
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolarEste artigo propôs verificar se há reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar. Se á fatores que influenciam nas interações afetivas e subjetivas dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Ana Cristina de sena município de Sinop – MT. O objetivo do trabalho foi investigar as relações interpessoais em sala de aula e de que forma essas relações acontecem diante do consumismo. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores, Zygmunt Bauman, Anne Barrére, Antonio Chizotti e Maria Minayo. A metodologia usada consistiu na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e entrevistas com perguntas abertas e fechadas aplicadas a professores e pais e observação em sala dos alunos. Através dos relatos dos sujeitos realizamos um estudo analítico confrontando os dados da pesquisa com os autores principais que fundamentam a mesma. O presente trabalho pretende contribuir com a escola na sensibilização de futuros consumidores, e como trabalhar com conceitos de valores do ‘ser’ e não do ‘ter’. Os resultados da investigação revelam que a realidade na qual foi pesquisado, o reflexo do consumismo e contundentes e que o consumismo não é o único fator a influenciar nas relações e formação subjetiva dos alunos.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; anos iniciais; consumismo; sociointeracionismo.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/910910.30681/reps.v2i2.9109Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 239–2472236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9109/4966Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Sônia de FátimaVieira Júnior, Hélio2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9109Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
title Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
spellingShingle Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
Camargo, Sônia de Fátima
title_short Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
title_full Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
title_fullStr Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
title_full_unstemmed Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
title_sort Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar
author Camargo, Sônia de Fátima
author_facet Camargo, Sônia de Fátima
Vieira Júnior, Hélio
author_role author
author2 Vieira Júnior, Hélio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Sônia de Fátima
Vieira Júnior, Hélio
description Este artigo propôs verificar se há reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar. Se á fatores que influenciam nas interações afetivas e subjetivas dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Ana Cristina de sena município de Sinop – MT. O objetivo do trabalho foi investigar as relações interpessoais em sala de aula e de que forma essas relações acontecem diante do consumismo. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores, Zygmunt Bauman, Anne Barrére, Antonio Chizotti e Maria Minayo. A metodologia usada consistiu na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e entrevistas com perguntas abertas e fechadas aplicadas a professores e pais e observação em sala dos alunos. Através dos relatos dos sujeitos realizamos um estudo analítico confrontando os dados da pesquisa com os autores principais que fundamentam a mesma. O presente trabalho pretende contribuir com a escola na sensibilização de futuros consumidores, e como trabalhar com conceitos de valores do ‘ser’ e não do ‘ter’. Os resultados da investigação revelam que a realidade na qual foi pesquisado, o reflexo do consumismo e contundentes e que o consumismo não é o único fator a influenciar nas relações e formação subjetiva dos alunos.Palavras-chave: educação; ensino fundamental; anos iniciais; consumismo; sociointeracionismo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9109
10.30681/reps.v2i2.9109
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9109
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9109/4966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 239–247
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923211718656