O sujeito estagiário em busca de autorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babinski, Elaine Xavier Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9166
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as produções escritas dos alunos do oitavo semestre do curso de  Letras  da Universidade do Estado de Mato Grosso, do  campus  de Cáceres, procurando verificar como se dá a passagem da função-sujeito enunciadora para a de sujeito-autor. Buscamos observar o trabalho que o acadêmico desenvolve para costurar os vários recortes de textos e construir a textualização dos relatórios de estágio, verificando como o sujeito estagiário mobiliza as várias teorias estudadas no curso para interpretar as aulas, o processo de ensino da língua e a escola. Desenvolvemos essa análise no segundo semestre do ano de 2009, e  nos inscrevemos na perspectiva teórica da  Análise de Discurso de linha francesa. É importante dizer que a produção desses relatórios se dá no interior da disciplina Estágio Supervisionado, no final do curso de Licenciatura Plena em Letras. Para realizar essa pesquisa, tomamos como objeto de estudo o discurso do estagiário de Letras e selecionamos como corpus recortes de relatórios de estágio do 8º semestre de Letras.  Percebemos em nossa pesquisa que o sujeito estagiário se inscreve no discurso da academia para poder dizer sobre a escola. E um argumento bastante recorrente tem sido a crítica que ele faz à escola, ao professor, ao processo de ensinar/aprender a língua. Percebemos que, muitas vezes, em seu discurso o sujeito estagiário tem se colocado em um patamar superior ao do professor titular da disciplina.Palavras-chave: letras; Análise de Discurso; sujeito; autoria; estágio.
id UNEMAT-1_e6a82372f6fc28c6c059437c1b6752e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9166
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O sujeito estagiário em busca de autorizaçãoEste trabalho objetiva analisar as produções escritas dos alunos do oitavo semestre do curso de  Letras  da Universidade do Estado de Mato Grosso, do  campus  de Cáceres, procurando verificar como se dá a passagem da função-sujeito enunciadora para a de sujeito-autor. Buscamos observar o trabalho que o acadêmico desenvolve para costurar os vários recortes de textos e construir a textualização dos relatórios de estágio, verificando como o sujeito estagiário mobiliza as várias teorias estudadas no curso para interpretar as aulas, o processo de ensino da língua e a escola. Desenvolvemos essa análise no segundo semestre do ano de 2009, e  nos inscrevemos na perspectiva teórica da  Análise de Discurso de linha francesa. É importante dizer que a produção desses relatórios se dá no interior da disciplina Estágio Supervisionado, no final do curso de Licenciatura Plena em Letras. Para realizar essa pesquisa, tomamos como objeto de estudo o discurso do estagiário de Letras e selecionamos como corpus recortes de relatórios de estágio do 8º semestre de Letras.  Percebemos em nossa pesquisa que o sujeito estagiário se inscreve no discurso da academia para poder dizer sobre a escola. E um argumento bastante recorrente tem sido a crítica que ele faz à escola, ao professor, ao processo de ensinar/aprender a língua. Percebemos que, muitas vezes, em seu discurso o sujeito estagiário tem se colocado em um patamar superior ao do professor titular da disciplina.Palavras-chave: letras; Análise de Discurso; sujeito; autoria; estágio.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/916610.30681/reps.v3i1.9166Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 370-3812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9166/5039Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBabinski, Elaine Xavier Lima2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9166Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito estagiário em busca de autorização
title O sujeito estagiário em busca de autorização
spellingShingle O sujeito estagiário em busca de autorização
Babinski, Elaine Xavier Lima
title_short O sujeito estagiário em busca de autorização
title_full O sujeito estagiário em busca de autorização
title_fullStr O sujeito estagiário em busca de autorização
title_full_unstemmed O sujeito estagiário em busca de autorização
title_sort O sujeito estagiário em busca de autorização
author Babinski, Elaine Xavier Lima
author_facet Babinski, Elaine Xavier Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Babinski, Elaine Xavier Lima
description Este trabalho objetiva analisar as produções escritas dos alunos do oitavo semestre do curso de  Letras  da Universidade do Estado de Mato Grosso, do  campus  de Cáceres, procurando verificar como se dá a passagem da função-sujeito enunciadora para a de sujeito-autor. Buscamos observar o trabalho que o acadêmico desenvolve para costurar os vários recortes de textos e construir a textualização dos relatórios de estágio, verificando como o sujeito estagiário mobiliza as várias teorias estudadas no curso para interpretar as aulas, o processo de ensino da língua e a escola. Desenvolvemos essa análise no segundo semestre do ano de 2009, e  nos inscrevemos na perspectiva teórica da  Análise de Discurso de linha francesa. É importante dizer que a produção desses relatórios se dá no interior da disciplina Estágio Supervisionado, no final do curso de Licenciatura Plena em Letras. Para realizar essa pesquisa, tomamos como objeto de estudo o discurso do estagiário de Letras e selecionamos como corpus recortes de relatórios de estágio do 8º semestre de Letras.  Percebemos em nossa pesquisa que o sujeito estagiário se inscreve no discurso da academia para poder dizer sobre a escola. E um argumento bastante recorrente tem sido a crítica que ele faz à escola, ao professor, ao processo de ensinar/aprender a língua. Percebemos que, muitas vezes, em seu discurso o sujeito estagiário tem se colocado em um patamar superior ao do professor titular da disciplina.Palavras-chave: letras; Análise de Discurso; sujeito; autoria; estágio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9166
10.30681/reps.v3i1.9166
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9166
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9166/5039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 370-381
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923268341760