História da escola municipal Professora Ana Cristina de Sena em Sinop/MT: entre sua existência e suas relações
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9236 |
Resumo: | A proposta desse estudo teve como principal objetivo compreender o processo histórico de constituição da escola e suas condições de existência e relações com a comunidade da qual faz parte. Vislumbramos apreender o processo das relações construídas que balizam a escola com a comunidade, na tentativa de contribuir para as pesquisas sobre a história da educação do nosso município Sinop, Mato Grosso. Valemo-nos da abordagem qualitativa de pesquisa, sob a vertente da história oral, e realizamos entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores ligados à coordenação e direção, e alunos da escola e pessoas moradoras dos bairros. Nas análises verificamos que existe um limiar de não organicidade entre a escola e a comunidade. Parte dessa situação se explica em função de as pessoas, moradoras da comunidade, serem trabalhadores assalariados, condição que subtrai o tempo de inserção e participação na escola associa-se o fato de muitos pais dos alunos serem poucos alfabetizados. O desconhecimento do papel e importância da escola revela mais do que esse fato. Evidencia uma não unidade necessária e fundante que fragiliza tanto a escola, como espaço de formação humana e intelectual do trabalhador assalariado.Palavras-chave: educação; história; participação social; escola municipal Professora Ana Cristina de Sena. |
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História da escola municipal Professora Ana Cristina de Sena em Sinop/MT: entre sua existência e suas relaçõesA proposta desse estudo teve como principal objetivo compreender o processo histórico de constituição da escola e suas condições de existência e relações com a comunidade da qual faz parte. Vislumbramos apreender o processo das relações construídas que balizam a escola com a comunidade, na tentativa de contribuir para as pesquisas sobre a história da educação do nosso município Sinop, Mato Grosso. Valemo-nos da abordagem qualitativa de pesquisa, sob a vertente da história oral, e realizamos entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores ligados à coordenação e direção, e alunos da escola e pessoas moradoras dos bairros. Nas análises verificamos que existe um limiar de não organicidade entre a escola e a comunidade. Parte dessa situação se explica em função de as pessoas, moradoras da comunidade, serem trabalhadores assalariados, condição que subtrai o tempo de inserção e participação na escola associa-se o fato de muitos pais dos alunos serem poucos alfabetizados. O desconhecimento do papel e importância da escola revela mais do que esse fato. Evidencia uma não unidade necessária e fundante que fragiliza tanto a escola, como espaço de formação humana e intelectual do trabalhador assalariado.Palavras-chave: educação; história; participação social; escola municipal Professora Ana Cristina de Sena.Unemat Editora2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/923610.30681/reps.v3i2.9236Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 2 (2012): Políticas Públicas e Multiculturalismo; 258-2672236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9236/5101Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Vera Lucia Ferreira deCunha, Marion Machado2022-12-27T20:34:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9236Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:34:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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