Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9133 |
Resumo: | Diante do objetivo do Programa Observatório da Educação de colocar em conjunção esforços da pós-graduação e da escola básica visando à melhoria da qualidade desta última, buscam-se possibilidades oferecidas por tal arranjo para a formação de professores. A metodologia de investigação-ação assumida é concebida como um repensar coletivo sobre a prática social em que os participantes estavam imersos. Identifica-se forte correspondência entre a interação escola/pós-graduação e a natureza da concepção de formação de professores subjacente. A constituição das questões de pesquisa realizada no interior da escola e a centralidade dos Pequenos Grupos de Pesquisa na rede ampla de interações mostraram-se determinantes. Palavras-chave: formação de professores; interação universidade-escola; Observatório da Educação. Pequenos Grupos de Pesquisa. Teoria da Ação Comunicativa. |
id |
UNEMAT-1_fce0b0d160138f8f290dc522d9eaa270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9133 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP)Diante do objetivo do Programa Observatório da Educação de colocar em conjunção esforços da pós-graduação e da escola básica visando à melhoria da qualidade desta última, buscam-se possibilidades oferecidas por tal arranjo para a formação de professores. A metodologia de investigação-ação assumida é concebida como um repensar coletivo sobre a prática social em que os participantes estavam imersos. Identifica-se forte correspondência entre a interação escola/pós-graduação e a natureza da concepção de formação de professores subjacente. A constituição das questões de pesquisa realizada no interior da escola e a centralidade dos Pequenos Grupos de Pesquisa na rede ampla de interações mostraram-se determinantes. Palavras-chave: formação de professores; interação universidade-escola; Observatório da Educação. Pequenos Grupos de Pesquisa. Teoria da Ação Comunicativa. Unemat Editora2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/913310.30681/reps.v6i1.9133Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 1 (2015): Observatório da Educação: descrevendo as produções de conhecimento na relação universidade-escola; 78-972236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9133/5760Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Lizete Maria Orquiza de2022-12-27T20:25:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9133Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:25:22Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
title |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
spellingShingle |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
title_short |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
title_full |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
title_fullStr |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
title_full_unstemmed |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
title_sort |
Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) |
author |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
author_facet |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
description |
Diante do objetivo do Programa Observatório da Educação de colocar em conjunção esforços da pós-graduação e da escola básica visando à melhoria da qualidade desta última, buscam-se possibilidades oferecidas por tal arranjo para a formação de professores. A metodologia de investigação-ação assumida é concebida como um repensar coletivo sobre a prática social em que os participantes estavam imersos. Identifica-se forte correspondência entre a interação escola/pós-graduação e a natureza da concepção de formação de professores subjacente. A constituição das questões de pesquisa realizada no interior da escola e a centralidade dos Pequenos Grupos de Pesquisa na rede ampla de interações mostraram-se determinantes. Palavras-chave: formação de professores; interação universidade-escola; Observatório da Educação. Pequenos Grupos de Pesquisa. Teoria da Ação Comunicativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9133 10.30681/reps.v6i1.9133 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9133 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i1.9133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9133/5760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 1 (2015): Observatório da Educação: descrevendo as produções de conhecimento na relação universidade-escola; 78-97 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923231641600 |